Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Especiais

Obra Vila Verde recebe encontro de projeto da UFS e Sinduscon

Clique para ampliar Representantes do projeto e de outras empresas, junto aos engenheiros de obra, Ambiental e de Segurança do Trabalho da Norcon

Na sexta-feira, 10/08, a obra Vila Verde recebeu o 6º Encontro do projeto ‘Criação de ambiente colaborativo de aprendizagem para disseminação de boas práticas relacionadas ao atendimento das exigências legais de segurança no trabalho de construção’, que é desenvolvido entre o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe – UFS, junto ao Sinduscon/SE.
 
O trabalho que tem como base um processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas, é orientado pelo professor do curso de Engenharia Civil, Fabrício Borges Cambraia, entre dez construtoras do Estado, a exemplo da Norcon, com a participação, também, de cinco alunos do curso de Engenharia Civil.
 
Por sempre colaborar com a diminuição dos índices de acidentes de trabalho, assim como as doenças ocupacionais, a construtora recebe destaque como a melhor nos dados coletados na pesquisa feita em 2011, como informa o professor Fabrício, “a Norcon chamou a atenção desde o início do projeto, pela organização de seus canteiros de obras, assim como o incentivo que os funcionários têm para participar das ações propostas.”

Na ocasião, foram apresentadas algumas ações de segurança do trabalho, de sustentabilidade, como as gincanas ecológicas e de integração, pela engenheira Ambiental, Izadora Santana junto ao engenheiro de segurança do Trabalho, que também é um dos representantes da construtora no projeto, Roberto Barros.
 
A pesquisadora, estudante do 9º período de Engenharia Civil e estagiária da Norcon, Kelly Oliveira Dias, acredita no potencial e na organização da construtora. “A Norcon foi escolhida para sediar este encontro pelo seu bom desempenho na coleta de dados realizada no ano passado, além de atingir a expectativa de todos com as apresentações que foram feitas e com o grau de organização do canteiro de obra.”
 
 “O projeto está dando oportunidade de aperfeiçoamento profissional aos alunos e às empresas que foram aderidas, de forma que se pode analisar a prática com a teoria, além da troca de experiência entre as empresas, através do  método de pesquisa denominado ‘clube de Benchmaking’”, conclui a participante.
 
A colega de Kelly, Juliana Sardinha, concorda com as práticas da construtora. “Acho de vital importância as questões que envolvem a segurança no trabalho dentro dos canteiros de obra. Com o projeto, nós visitamos algumas obras, inclusive, fui responsável pela coleta de dados nos empreendimentos da Norcon.”
 
“Todos esses encontros são muito válidos, pois nos permitem uma troca de experiências e aprendizagem sobre diferentes temas relevantes a área de segurança. E quando acontece em um canteiro de obra, esta aprendizagem se torna ainda mais clara e prática”, afirma Juliana.
 
Ainda no final da reunião, o engenheiro responsável pela obra, Eliezer Seixas, acompanhou os visitantes pelo canteiro, com mais algumas informações técnicas construtivas.
 
 
 

Aracaju, 20 de agosto de 2012

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: