Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Imóveis Norcon

Obras da Norcon são foco de estudo de universitárias

Clique para ampliar Engenheiro Carlos Henrique Valeriano, responsável pela obra Vivendas do Bosque

Projetar futuros profissionais qualificados. É com esse objetivo que a Norcon recebeu a visita de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes - UNIT, na obra Vivendas do Bosque, no dia 28/02 e na obra Mar de Aruana II, no último dia 06.
 
As estudantes que cursam o 3º período na faculdade, tinham como objetivo analisar as etapas de uma obra na fase inicial e  final. Para isso, a primeira visita, ao Vivendas do Bosque, foi acompanhada pelo engenheiro responsável Carlos Henrique Valeriano da Silva, e pela técnica de Segurança do Trabalho, Vanessa Almeida.
 
Na visita, as estudantes conheceram todos os detalhes da planta estrutural do empreendimento, além de receberem explicações sobre a aplicação da NR-18, que é a norma condizente aos critérios e diretrizes de Segurança do Trabalho em um canteiro de obra. Posteriormente, analisaram desde a instalação do escritório, banheiros e refeitório, até a fase de fundação e colocação de paredes dos edifícios Amendoeiras e Pau Brasil.
 
Ao esclarecer as dúvidas das visitantes, o engenheiro Carlos Henrique, fez questão de mostrar a diferença entre uma construção com paredes pré-moldadas, como o Vivendas do Bosque, e uma construção de alvenaria de bloco cerâmico estrutural, como é o caso do Mar de Aruana II. Por isso, para a estudante Maria Juliana Santana, “a visita foi ótima, porque além de estarmos vendo pela primeira vez as etapas de uma obra, esclarecemos dúvidas e aprendemos mais”.
 
De acordo com Carlos Henrique, com perguntas pertinentes feitas pelas estudantes, tanto o engenheiro ganha ao repassar o conhecimento adquirido na faculdade, quanto as futuras profissionais aprendem sobre como é aplicado na prática o que se aprende em sala de aula, além da empresa, que mostra a qualidade do que produz. Por isso, “é muito importante a empresa abrir suas portas para futuros profissionais, pois é uma boa prática que incentiva o estudante a conhecer mais de uma obra e ter certeza se é nisso que quer trabalhar”.
 
“Também é de muita valia a comunicação perpetuar essa informação de visitas, e ainda fazer, o elo entre as solicitações de estudantes e instituições de ensino, conosco da obra”, conclui o engenheiro.
 
Já na segunda visita, à obra Mar de Aruana II, as estudantes foram acompanhadas pelo Técnico de Edificações Leandro Ricardo Oliveira Santana, “já passei por isso quando era estudante e sei o quanto é importante a construtora mostrar em campo o que não se vê na sala de aula”.
 
Na ocasião, foram abordadas as etapas da fase final da obra, como assentamento do piso cerâmico e paredes dos banheiros e cozinhas, além da colocação de esquadria metálica e de madeira, nos apartamentos. Na parte externa do edifício, as visitantes acompanharam a concretagem da área de lazer e impermeabilização da piscina.
 
Para a estudante Larissa da Silva Ferreira, a visita superou as expectativas. “A visita foi melhor que esperava, mesmo sendo a primeira vez que visitava uma obra. Sem contar que todos da construtora foram muito atenciosos”, conclui.
 

Aracaju, 09 de março de 2012

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: