Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Fundação Oviêdo Teixeira

Exposição Aldemir Martins é aberta no Espaço Norcon Decide

Clique para ampliar

Família de Gatos (Tipo de gravura - Serigrafia aquarelada) - Aldemir Martins

As obras do consagrado artista plástico brasileiro Aldemir Martins encheram os olhos dos presentes na noite da última quinta-feira, na abertura da exposição “Aldemir Martins – De todas as Cores, no Espaço Cultural Oviêdo Teixeira. As dez gravuras escolhidas para compor a exposição fazem parte de um conjunto de 20 giclées sobre tela lançadas em 2005, pouco antes da morte do pintor, que ocorreu em fevereiro de 2006. Para compor esta série, foram selecionadas algumas das pinturas mais representativas da obra de Aldemir Martins, a exemplo de ‘Gatão Azul’.

Segundo o curador da exposição, Genilson Brito, o artista é considerado um dos mestres da pintura brasileira. “A exposição marca o auge do Projeto das Artes desenvolvido pela Fundação Oviêdo Teixeira, no jubileu de ouro da Norcon. Aldemir Martins foi um grande artista brasileiro e a exposição é uma homenagem da fundação a esse consagrado artista”, disse ele.

Embora seja conhecido como o pintor dos gatos, a grandeza e a genialidade de sua obra vai muito além de qualquer título que o associe a uma única temática de seu trabalho, pois pintou o Brasil como nenhum outro artista de sua geração. Suas cores vibrantes, o traço preciso e a sua paixão por temas genuinamente brasileiros são a marca registrada do seu trabalho ao longo de setenta anos como pintor, desenhista, gravador e ceramista.

Seu estilo era tido como peculiar e original, e suas obras trazem a nítida influência do cubismo. Algumas imagens de seus desenhos e pinturas foram usadas na abertura da telenovela ‘Gabriela, Cravo e Canela’, baseada na obra de Jorge Amado.

Ainda durante a noite, bastante prestigiada pela sociedade e imprensa sergipana, aconteceu o lançamento do livro do Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento, intitulado “A Escola de Baden Powell”, lançado pioneiramente em Aracaju, terra do autor. A edição é assinada pela Imago Editora e o lançamento foi patrocinado pela Fundação Oviêdo Teixeira, dentro de seu projeto “Cultura em Palavras”, que se propõe a incentivar o desenvolvimento da cultura em sua linguagem literária.
A exposição “Aldemir Martins- De Todas as Cores” ficará aberta até o dia 16 de agosto, no Espaço Norcon Decide, de segunda a sábado, das 9 às 19h e aos domingos das 9 às 13horas.

Confira mais imagens:
Aldermir Martins Gato Vermelho  – Tipo de gravura – Serigrafia Família de Gatos – Tipo de gravura – Serigraf

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar