Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Fundação Oviêdo Teixeira

Exposição traz o surreal e o fantástico de Menna Barreto ao Espaço Norcon Decide

Clique para ampliar

Sonia Menna Barreto

Pinturas de Fantasia provoca o encantamento aos olhos e estimula a imaginação através de composições que mesclam objetos reais e criações fictícias. As imagens presentes nas giclées em exposição do Espaço Norcon Decide prendem pela beleza e fantasia os apreciadores de todas as idades, que percebem a criatividade da artista plástica Sônia Menna Barreto nos pequenos detalhes de cada trabalho. A pintora paulistana participou da abertura de sua primeira mostra em Aracaju, na última quinta-feira, no Espaço Norcon Decide.

A exposição promovida pela Fundação Oviêdo Teixeira, mantida pela Construtora Norcon, trouxe pela primeira vez Menna Barreto ao Estado. Trata-se de uma das mais representativas pintoras da história das artes plásticas do país, com renome internacional, sendo a única artista brasileira a ter uma obra na Royal Collection pertencente à Família Real Britânica, uma das mais importantes coleções de arte do mundo.

São 16 trabalhos na técnica giclée sobre tela, avançada tecnologia de impressão para artes gráficas, onde a inspiração do cotidiano é posta em paralelo e equilíbrio com a realidade, o surreal e o fantástico. Ela utiliza ainda uma técnica conhecida como Trompe L´oeil, cujo objetivo é “enganar os olhos” e provocar ainda mais a imaginação do público.

“Naturalmente essa exposição só foi possível porque estou fazendo tudo baseado na técnica giclée. Aqui tem um apanhado de tudo o que fiz ao longo de 20 anos, o público pode ver várias fases minhas e entender um pouco mais, porque às vezes quando se fala do estilo fica um pouco difícil de alcançar, mas quando ele vê o impacto visual é muito mais fácil”, explica a artista.

As giclées são reproduções em edições limitadas, numeradas e assinadas pela artista, com certificados de autenticidade que garantem a origem da obra. Elas reproduzem com fidelidade as cores utilizadas pelo artista na obra original e são produzidas obedecendo a padrões internacionais, com durabilidade superior a 100 anos. Essa alternativa foi utilizada por Menna Barreto para atender ao mercado de arte, pois ela pinta apenas de seis a oito quadros por ano, que variam entre R$ 45 a R$ 90 mil, cujos originais são adquiridos por grandes colecionadores.

Toda essa riqueza artística está agora acessível à apreciação. A Construtora Norcon, acreditando e apostando na arte, investe e incentiva os aracajuanos a um maior conhecimento e contato com as diversas expressões artísticas.

“Temos a honra de propiciar ao povo sergipano oportunidades de admiração e reconhecimento a artista plástica Sônia Menna Barreto, um verdadeiro expoente da arte brasileira, que tem um portfólio invejável e que nos brinda com suas obras. Esperamos fomentar ainda mais o intercâmbio entre o povo, as artes e os artistas brasileiros”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Norcon, Tarcísio Teixeira.

Menna Barreto parabenizou a iniciativa da Fundação Oviêdo Teixeira e do Projeto das Artes. “Para mim é muito importante participar desse momento, além do fato de eu ter me encantado com o projeto, é algo que merece os parabéns. Não é à toa que a Norcon está crescendo tanto, porque além da parte empresarial, existe esse lado humanista que realmente apóia a arte”, elogiou a artista, que também presenteou a construtora, pelos seus 50 anos que serão completados no dia 30 de junho, com a giclée “Men at work”.

O Tribunal Regional do Trabalho também recebeu uma giclée intitulada “Brasil”, como doação da artista, que foi entregue ao presidente em exercício, Carlos Alberto Cardoso. E ainda uma das cerca de 200 pessoas cadastradas através da internet, que esteve presente na mostra, conseguiu uma peça através de sorteio promovido pela pintora. A jornalista Camila Santos não conteve a alegria e a surpresa. “Eu torci, desejei muito, mas a gente nem sempre espera ter tanta sorte. Adorei o presente”, contou.

Durante o vernissage, que em seu momento de maior movimento registrou cerca de 500 pessoas, foi lançado ainda o livro “Experimente Mudar”, do advogado Domingos Pascoal de Melo, e houve sessão de autógrafo do catálogo “Sônia Menna Barreto – A Pintora de Fantasias”, lançado pela editora Décor, em 2007. A exposição Pinturas de Fantasia estará em cartaz até 02 de julho, com visitação de segunda a sábado, das 9 às 19 horas e aos domingos das 9 às 13h. Período para os aracajuanos mergulharem na fantasia e no talento surrealista, com toques de hiper-realismo de Sônia Menna Barreto. 

Confira mais imagens:

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar