Fundação Oviêdo Teixeira

Exposição Fotográfica Fragmentos & Simetrias

Clique para ampliar Mostra de Mônica Flávia

Será aberta no dia 28 de agosto, a partir das 19h, no Espaço Cultural Oviêdo Teixeira, a exposição “Fragmentos & Simetrias”. A mostra é uma homenagem da Fundação Oviêdo Teixeita e da Norcon-Decide a todos os fotógrafos e faz parte da comemoração do dia mundial da fotografia, que acontece durante o mês de agosto. Com curadoria de Genilson Brito, a exposição reúne imagens dos fotógrafos Mônica Flávia, Ricco Lima e Tiago Melo, permanecendo aberta para visitação no período de 28 de agosto a 04 de outubro. Buscando trilhar os novos rumos da fotografia, a Exposição “Fragmentos & Simetrias” utiliza-se de uma linguagem mais contemporânea, privilegiando ângulos fechados, que ora resulta numa imagem quase abstrata, ora explora a simetria dos objetos fotografados, aproveitando-se ao máximo da tonalidade das cores.

A PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO

“Durante os últimos anos, a fotografia vem conquistando cada vez mais espaço nas galerias de arte e se firmando como mais uma alternativa de investimento para jovens colecionadores que estão antenados com a valorização da fotografia no mercado de arte. Seguindo uma tendência que se observa nas demais linguagens de expressão artística, a valorização da fotografia tem acontecido principalmente através do trabalho de fotógrafos que se utilizam de uma linguagem mais contemporânea para capturar a sua percepção sobre o que acontece ao seu redor. Por esse motivo, resolvemos optar por essa linha de trabalho e selecionamos os fotógrafos Mônica Flávia (SE), Ricco Lima (PI) e Tiago Melo (SE), convidando-os a viajar no conceito proposto pela curadoria”, explica Genilson Brito, curador da exposição.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O dia da fotografia é comemorado mundialmente em 19 de agosto, data em que a nova técnica e as primeiras imagens registradas por Daguerre, talentoso pintor de paisagens, desenhista de cenários para o teatro e astuto empresário, foram apresentadas aos membros da Academia de Ciências e da Academia de Belas Artes, em Paris. Um mês antes, Daguerre havia vendido sua invenção, o daguerreótipo, ao governo francês, recebendo em troca uma pensão vitalícia, no valor de 6000 francos. O primeiro fotógrafo brasileiro foi o Imperador D. Pedro II.

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

Com formação em áreas bastante distintas, os três fotógrafos selecionados para a exposição “Fragmentos & Simetrias” fazem parte de uma novíssima geração, que começou a fotografar em plena era da fotografia digital, mas nem por isso dispensa o velho e tradicional método de fazer fotografia.  Mônica Flávia, Ricco Lima e Tiago Melo foram convidados a participar desta exposição pelo olhar diferenciado com o qual imprimem a marca dos seus respectivos trabalhos, o que lhes tem rendido destaque na internet, revistas e até mesmo em concursos nacionais de fotografia.

MÔNICA FLÁVIA é natural de Aracaju (SE). Em 2007, começou a desenvolver uma linha de trabalho mais abstrata e contemporânea. Participou do primeiro concurso fotográfico O futuro a gente faz agora, promovido pela Editora Abril, através do site www.planetasustentavel.com.br, no qual conquistou o 1º lugar e recebeu como prêmio uma viagem a Machu Picchu, no Peru. Obteve o 2º lugar no concurso fotográfico “Prêmio Nacional do Programa DST e AIDS”, promovido pelo Ministério da Saúde, sendo o único nome sergipano a figurar entre os finalistas. Recentemente, participou da exposição Fogueira das Artes realizada no Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, na Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.

RICCO LIMA é natural de Parnaíba (PI). É Administrador Hoteleiro por formação e Fotógrafo por convicção, pois desde criança sempre gostou de fotografia. Em 2004, comprou sua primeira câmera reflex e a partir daí começou a fotografar tudo que via. Autodidata, ele revela ter aprendido a explorar a parte técnica da fotografia através das revistas do segmento e fotografando muito. Ele diz que a sua sensibilidade para a fotografia é uma dádiva de Deus e que ele é apenas um instrumento Dele para mostrar o lado bonito das coisas para os admiradores do seu trabalho. Sua mais recente exposição encontra-se em cartaz na Galeria do SESC Ilhotas, em Teresina.

TIAGO MELO é natural de Aracaju (SE). É formado em Ciências da Computação e gerencia uma empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Embora nunca tenha freqüentado um curso de fotografia, sempre estudou e se interessou pela parte técnica e artística da fotografia. Em 2004, começou a fotografar com uma câmera amadora e, em 2006, adquiriu melhores equipamentos para conhecer e explorar ainda mais os mecanismos da fotografia analógica. Seu trabalho foi capa do site da Revista digital Online Zupi em junho de 2008 e esta é a sua primeira exposição.

Serviço: Exposição Fotográfica “Fragmentos & Simetrias”
Abertura: 28 de agosto de 2008, às 19h
Quando: de 28 de agosto a 04 de outubro de 2008
Onde: Espaço Norcon Decide – Av. Oviêdo Teixeira S/N– Jardins – Aracaju – SE