Fundação Oviêdo Teixeira

Biblioteca Ivone de Menezes recebe 74 livros através do projeto Leia Mais

Clique para ampliar Cristina Sampaio mostra à Maria José um dos livros doados, o qual registra a história de empreendedorismo de Oviêdo Teixeira.

“Bendito é aquele que semeia livros, pois ajuda as pessoas a pensarem e semeia a aprendizagem”. São com essas palavras que a diretora da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, Maria José Lima, agradeceu à Norcon pela doação de 74 exemplares de autores sergipanos, através do Projeto Leia Mais.

A entrega dos livros foi feita pessoalmente pela gerente de Comunicação Corporativa, Cristina Sampaio, e pela analista de Comunicação, Thaís Mendonça. A iniciativa amplia a quantidade de obras da biblioteca municipal, que hoje conta com 12 mil títulos, além de revistas, jornais, fitas cassetes, DVDs e CDs.

Maria José afirmou que foi a primeira vez que a Ivone de Menezes recebeu tamanha doação vinda da iniciativa privada. Nosso acervo é oriundo da doação da própria comunidade, de editoras e de aquisições,diz. Esse trabalho da Norcon é muito importante por valorizar o escritor e a literatura sergipanos e permitir que sejam disseminados para a população. Os livros nos ajudam a pensar, filosofa a diretora, entusiasmada com a nova aquisição.

Pretendemos trabalhar com a comunidade no período de férias através de contos de histórias, leitura livre e gibis, além de promover uma gincana cultural como forma de dar continuidade às nossas atividades. Vamos deixar a biblioteca com uma linda ornamentação natalina e convidativa para quem nos acolhe carinhosamente, adiantou Maria.

Para o estudante de Letras, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rodrigo de Santana Dias, a iniciativa é fundamental para a manutenção das bibliotecas. Eu acho importante priorizar a literatura do Estado. Nós costumamos valorizar mais os escritores do eixo Sul-Sudeste e esquecemos os nossos. Essa iniciativa estimula os jovens autores sergipanos a entrar no universo da literatura, aprovou Rodrigo.

Quatro bibliotecas já receberam livros do Projeto

Em menos de três meses, desde que foi lançado, o Projeto Leia Mais já levou mais de 500 exemplares a quatro bibliotecas públicas e particulares, como as da UNIT e Fanese. No dia 24 de outubro, foi a vez da Biblioteca Municipal Clodomir Silva que recebeu 56 novos livros.

Para a gerente de Comunicação Corporativa, o Leia Mais se destaca porque é um projeto que atende ao público interno, o colaborador, principalmente o que não tem acesso aos livros com facilidade, como os que trabalham em canteiros de obras, oferecendo a oportunidade de enveredar pelo mundo da literatura, um enorme diferencial para a vida dele e para o local de trabalho. E também contribui para a melhoria dos acervos de bibliotecas, sempre valorizando os autores sergipanos, por meio da Fundação Oviêdo Teixeira, completa.

Aracaju/SE, 12 de novembro de 2008