Responsabilidade Ambiental

Projeto Horta na Obra é implantado na Norcon

Clique para ampliar Os frutos ‘colhidos’ na obra Carlos Melo

A Norcon pensando nos benefícios proporcionados por uma horta, está implementando o projeto ‘Horta na Obra’, nos canteiros dos empreendimentos: Dr. Carlos Melo, Luzes do Farol e Alamedas do Sol.

A horta é um local onde se pode cultivar vários tipos de vegetais, verduras, legumes e ervas. A melhor parte disso é estar em convívio direto com a terra, e porque não dizer a natureza, além de contribuir para a melhoria da saúde.

Além dos benefícios proporcionados pela horta com o cultivo dos frutos, há um alívio do estresse diário de cada colaborador, com momentos de relaxamento, quando ocorre um maior contato com a natureza e a promoção da harmonia paisagística em um ambiente tão dinâmico quanto um canteiro de obras, promovendo ainda uma consciência ambiental.

Para o eletricista e colaborador corporativo, Martiniano Ribeiro, ter um espaço dedicado a natureza no canteiro de uma obra é confortante, além de todos ‘colherem os frutos’.“Tenho muito trabalho com a horta, por conta do clima, mas adoro mexer na terra”.

“Trabalho a 30 anos na empresa e conheci o Sr. Oviêdo, a palavra dele era lei. Se ele visse a horta ficaria muito feliz”, conclui Martiniano.

Na obra Dr. Carlos Melo são plantados tomates, girassóis e quiabo, que é comido cru pelos colaboradores. Além desses, ainda pretendem plantar abóbora, maxixe e melancia, para incrementar ainda mais a horta.

“As vezes ficamos tão estressados que uma simples flor consegue alegrar nosso dia” explica de forma serena a gerente de Empreendimento, Aurora Caldas. Concordando com isso, o coordenador de Instalação da Obra, Francisco Fabiano, explica como é gratificante ter um cantinho desses na obra “a hora de cuidar da horta para mim é a melhor hora do dia, além de ajudar a obra a cumprir os padrões de responsabilidade ambiental”.

Na obra Alamedas do Sol, a horta cuidada pela colaboradora Anabel dos Santos, possui opções de plantio ainda maiores, com ervas medicinais, como a cidreira, o capim santo, o boldo, a malva branca, o mastruz, e claro, outros frutos como tomate e pimenta. Assim, com toda essa diversidade medicinal, qualquer colaborador que tenha um mal - estar recorre às plantinhas.

“Todos os locais de trabalho por onde passo, deixo a marca da natureza. É com a horta que alegramos o ambiente e melhoramos o bem - estar de todos, basta chegar na porta e falar o que está sentindo que resolvo da melhor forma possível e com muito carinho”, afirma Anabel.

Para o mestre de Obra, David Matos, o projeto é benéfico em vários aspectos, a exemplo da educação alimentar, como no alívio de dores e no tratamento de algumas doenças. “A horta cuidada pela Anabel além de dar impressão de ambiente saudável, é de grande utilidade medicinal. Sempre aparece alguém com algum problema, que pode ser resolvido com um chazinho”.

“Há variedades de plantas que servem para resolver problemas como indigestão, enjoos, problema de fígado e outros. Como também, alguns legumes que servem para acentuar o sabor das misturas do café da manhã e almoço”, conclui David.

O projeto busca atuar em todas as obras, tanto de Aracaju, quanto nas filiais da Bahia, Pernambuco e Alagoas. Por isso é tão importante todos terem uma consciência ambiental, pois além de colaborar para a manutenção do meio ambiente, eleva a qualidade de vida, junto à saúde de cada um.

Aracaju, 27 de fevereiro de 2012