Responsabilidade Ambiental

Norcon desenvolve ciclo de palestras da Semana da Água

Clique para ampliar Ana Luiza, palestrante e colaboradora da DESO/SE

Para promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a Norcon promove um ciclo de palestras de 19 a 30 de março em todos seus canteiros de obras, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Criada em 1993 pelas Organizações das Nações Unidas- ONU, a data ressalta a importância de preservar esse líquido tão precioso, mediante palestras e eventos que alertem a população sobre a necessidade de ter ações contínuas de preservação do meio ambiente. Desde então cada país adotou a Agenda 21 que discute  a cada ano, temas relacionados a água.

Na construtora, a ação idealizada pela coordenadora de Meio Ambiente, Izadora Santana, serve de alerta para a importância da manutenção dos recursos naturais, como explica: “a comemoração do Dia da Água é na verdade um momento de reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos em todo o mundo”.

“Para comemorar essa data estimulamos os colaboradores a evitarem o desperdício não somente no canteiro de obras, mas também em casa. Além disso, demonstramos o sistema de tratamento da água e como cada um de nos pode fazer a sua parte”, conclui a coordenadora.

O empreendimento que iniciou o ciclo foi o MFA - Logística, dia 19, no qual, os colaboradores que foram surpreendidos no Diálogo de Bom Dia apoiaram a iniciativa. “A palestra foi interessante, pois a água é essencial para a vida e devemos preservá-la evitando o desperdício”, explica o ajudante de mecânico João Batista dos Santos.

Para a técnica de Segurança do Trabalho, Katiusse Campos o evento é uma realização importante tanto para a empresa, quanto para a sociedade. “Parabenizo a Norcon por mais uma vez trazer palestras de conscientização aos funcionários, reforçando assim, um dos pilares da Política de Qualidade em desenvolver e motivar os colaboradores”.

Já na quarta-feira, dia 21, foi a vez da obra Reserva das Flores receber a palestrante e colaboradora da DESO-SE, Anna Luiza, que abordou questões ligadas à educação ambiental como o consumo consciente da água, além de temas ligados à sustentabilidade, a exemplo dos locais que devem ser jogado o lixo, além de exibição de vídeos e distribuição de informativos sobre o tema.

Ações positivas como esta devem ser levadas a diante, como explica o carpinteiro José Carlos Santos, “a palestra foi muito boa. A Norcon sempre promove ações como esta, que além de informação trazem mais qualidade de vida para nós. Por existir muito desperdício no mundo, já aplico as dicas de economia de água e de preservação do meio ambiente em minha casa e agora sei que no meu trabalho as atitudes de todos serão melhores”.

O técnico de segurança do Trabalho, Jadson Santos Rodrigues, além de parabenizar a ação feita,  afirma que dessa maneira os colaboradores percebem a importância de cada um nesta batalha. “Estão todos de parabéns por mais uma ação de conscientização, pois a água é fundamental para  sobrevivermos e é um dos bens mais preciosos que o ser humano possui, porém nos dias de hoje, as pessoas perderam muitos valores e estão desperdiçando a água que poderá se esgotar daqui a alguns anos”.

“Não falamos que não devemos usá-la, apenas devemos ter consciência de que poupá-la é um dever de todos, pois muitas vezes a utilizamos sem nenhuma necessidade, para realizar ações banais e assim ela vai sendo esgotada. Então, se cada um de nós fizermos a nossa parte, ajudaremos um pouquinho mais o planeta” conclui satisfeito o técnico.

“Muita coisa do que foi dito hoje aqui, já é de conhecimento de todos, mas o ser humano ainda insiste em não levar a diante informações tão valiosas como as dicas de economia de água e preservação do meio ambiente. Gostei muito da palestra, agora mais do que nunca posso policiar meus colegas de trabalho e claro, avaliar minhas atitudes também”, explica o servente Hyuri dos Santos.

Aracaju, 26 de março de 2012