Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Responsabilidade Ambiental

Norcon vai plantar 253 árvores para neutralizar emissão de CO2 da festa dos 50 anos
Iniciativa pioneira contribui com a preservação do meio ambiente

Clique para ampliar Selo comprova o plantio de árvores pela Construtora

Grandes empresas de todo o mundo têm adotado práticas de consciência ambiental como parte integrante de sua gestão. E uma das mais recentes novidades nessa área é a neutralização de eventos ou produtos, chamados de Carbono Zero ou em inglês, Carbon Free, através da compensação da emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE) por ações de preservação.

A Norcon, atenta e preocupada com a questão ecológica, também faz parte desse grupo e aderiu de forma voluntária e inovadora à iniciativa. Para neutralizar as emissões dos GEE’s produzidos durante a festa de comemoração dos seus 50 anos, que ocorreu em Aracaju (SE), dia 31 de julho, para dois mil convidados, a empresa se comprometeu a plantar 253 árvores, contribuindo para o Programa Florestas do Futuro que é coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica (SOSMA).

A Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica conta com as melhores tecnologias para reflorestamento de matas nativas e provê o plantio e o desenvolvimento seguro da árvore, efetivando a real compensação das emissões, por acompanhamento e registros periódicos até os cinco anos de desenvolvimento.

A área a ser realizado o plantio fica sobre responsabilidade da Fundação, que tem por finalidade o reflorestamento de áreas de mata ciliar (às margens de rios), protegidas por lei e que contribuam para a conservação da água e incremento da biodiversidade.

O grande ganho nesta opção, além da própria neutralização, é a contribuição sócio-ambiental que permite aumento de uma biomassa vastamente depredada. Desta forma a Norcon está contribuindo também para o aumento da fauna e flora do bioma que é a Mata Atlântica.

Selo Plantamos Árvores 

A empresa de consultoria especializada na quantificação das emissões de GEE, Key Associados, foi a responsável pelo cálculo do volume emitido na festa. Foi levado em conta todas as atividades do evento, como utilização de equipamentos, número de visitantes, meios de transporte utilizados, geração de energia, entre outros.

Para tal medição se utilizou de ferramentas científicas e certificadas. “Nossa metodologia segue critérios e padrões de órgãos internacionais tais como o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) além dos conceitos da ISO 14064 que provê ferramentas para avaliação e suporte a reduções de GEEs e comércio de emissões”, diz o relatório da consultoria.

Norcon - primeira empresa de Sergipe a conquistar o selo

Pela importante medida, a construtora Norcon se tornou a primeira empresa de Sergipe a conquistar o Selo Plantamos Árvores para reduzir os efeitos das emissões de CO2. O selo é certificado pelo Instituto Totum, uma consultoria independente, com grande experiência e altamente qualificada, que fornece soluções modernas e em sintonia com as tendências mundiais.

De acordo com a consultora de Meio Ambiente da Norcon, Ana Carolina Nadalini, receber o Selo reafirma o compromisso e o pioneirismo da empresa com a causa. “A Norcon é uma empresa que vem se preocupando cada vez mais com as questões ambientais, tanto em suas obras como no dia-a-dia da corporação e a obtenção deste selo é mais uma prova disso”, destaca.

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar