Responsabilidade Ambiental

Norcon comemora Dia do Combate à Poluição
Ações do Programa Qualivida são apresentadas à matriz

Clique para ampliar Colaboradores participam da palestra

“O Dia de Combate à Poluição é de grande importância para o meio ambiente, pois nos lembra que devemos combatê-la em todas as suas formas: seja atmosférica, sonora, visual, do solo, etc. Não importa a maneira, todas elas causam impactos negativos. Mais do que nunca, o dia 14 de agosto deve ser uma data para refletir e pensar em novas formas de agir”, diz a tecnóloga do Meio Ambiente da Norcon, Izadora Santana.

Na próxima quinta-feira (14) será comemorado o Dia do Combate à Poluição no mundo. Existem vários tipos de poluição. A do ar, que acontece através da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera, provoca a degradação dos ecossistemas, pois são inúmeras as substâncias (radioativas, ácidas, etc.) lançadas no meio ambiente pelo homem, como também a contaminação através do lixo.

Os resíduos podem gerar sérios problemas de saúde à população. Segundo estudiosos ambientalistas, 40% a 60% do lixo no ambiente são gerados pela construção civil, através da argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeiras, metais, dentre outros.

A Norcon, preocupada com o meio ambiente, criou no ano passado, na filial Alagoas, o programa Qualivida, que são ações de educação ambiental, o primeiro e fundamental passo para que as demais ações possam ser realizadas com sucesso dentro da Construtora.

Qualivida começa a ser implantado na matriz

Para implantar o Qualivida em toda a Norcon, o diretor de gente e desenvolvimento organizacional, Washington Sório, convidou o consultor ambiental, Rogério Araújo (da empresa SIGA – Sistema Integrado de Gestão Ambiental - AL), que coordena o programa na filial da Norcon em Alagoas e Ana Carolina Nadalini (da Norcon), junto ao engenheiro de segurança do trabalho Roberto Barros, e a gerente de comunicação corporativa Cristina Sampaio, para uma reunião sobre o PGRCC – Programa de Resíduos da Construção Civil e apresentação do Programa Qualivida.

O encontro ocorreu no dia 07 de agosto, no auditório na matriz, com a participação dos técnicos de segurança, mestres e técnicos de edificações das obras da Construtora.

“O principal objetivo é trazer o programa para Aracaju e demais estados que a empresa atua”, diz Cristina, anfitriã do Qualivida na cidade alagoana. Na apresentação, Rogério mostrou os projetos que fazem parte do programa, como a arrecadação de aproximadamente 15 mil garrafas Pets e 800 litros de óleo de cozinha, que envolveu colaboradores, familiares e amigos.  “Na nossa última ação, foram 800 litros de óleos arrecadados por 47 colaboradores voluntários e doados para a instituição Casa para Velhice Luiza de Marillac, destinados à produção de quase uma tonelada de sabão artesanal. Envolvemos 15 bairros de Alagoas e três municípios vizinhos. Conseguimos evitar que milhões de litros de água fossem poluídos. Isso é qualidade de vida”, explica o consultor de meio ambiente.

Assuntos como consumação de energia global, desperdício de água, entulhos e a construção irregular foram discutidos na apresentação de Ana Carolina Nadalini. “O intuito dessa reunião é definir as principais ações a serem tomadas para a implantação do Qualivida”, diz Nadalini.

A ação foi bem aceita pelos participantes do evento. Conforme o técnico de segurança do centro médico Jardins, Jefferson Santos, “tenho certeza que o Programa vai dar certo em Aracaju. Se em Alagoas foi esse sucesso, não tenho dúvidas da aceitação aqui na matriz. Afinal de contas, somos uma empresa em busca da qualidade de vida.”

“Este é um execelente programa, que infelizmente, não é conhecido pela maioria dos colaboradores. Uma visita nas obras, mostrando tudo que vimos aqui, será essencial para que todos saibam a grandeza que a filial Alagoas está vivenciando”, sugere a estagiária de engenharia civil do Jardim Europa, Andréa Quaranta.

Como uma empresa socialmente responsável, o cuidado com o meio ambiente não poderia deixar de estar presente no dia-a-dia da Norcon e todos que fazem parte dela, é o que ressalta Tarcísio Teixeira. “Dessa maneira acreditamos estar ajudando a sociedade nessa luta constante por um meio ambiente sustentável e por mais qualidade de vida. O Qualivida vem para contribuir e ampliar o leque de ações que já adotamos em prol do meio ambiente”, declara.