Responsabilidade Ambiental

Qualivida começa a ser implantado em Aracaju
Participação de Gerentes e Engenheiros é fundamental

Clique para ampliar Equipe Qualivida Maceió: anfitriões no projeto

O Programa Qualivida – Ações Norcon pelo Meio Ambiente começa a ser implantado em Aracaju, desde agosto deste ano. O Programa começou por iniciativa da filial Alagoas, que já desenvolve projetos ambientais desde 2007, através da SIGA – Consultoria Ambiental para implantação e manutenção do PGRCC – Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, nas obras da Norcon em Alagoas.

Para iniciar na matriz, o DGDO – Diretoria de Gente e Desenvolvimento Organizacional, com o apoio da Gerência de Comunicação, realizou uma palestra, dia 07 de agosto, no auditório da sede, com a presença de mestres-de-obras, técnicos de edificação e de segurança de todas as obras da Norcon em Sergipe.

Na ocasião, eles puderam ver como o projeto se desenvolve na filial Alagoas, através de um vídeo documentário, e tiraram dúvidas de como será em Aracaju.

Participação de engenheiros é fundamental

Para que o Qualivida seja implantado com sucesso em Aracaju, é necessário o empenho de todos os engenheiros e gerentes de empreendimentos. “São eles que dão o tom e direcionamento em cada obra. Com o envolvimento deles, o Programa, com certeza, será um sucesso”, comenta Roberto Barros, engenheiro de segurança do trabalho.

Já Luciano Andrade, gerente de Engenharia Corporativa, acredita que “é muito importante a implantação de um programa voltado ao meio ambiente, principalmente na área de Construção Civil, pois mostra que é possível construir e preservar. Todo o corpo de engenharia da Norcon está empenhado em auxiliar os colaboradores para participar do Qualivida”.

Além dos engenheiros, os técnicos de segurança e de edificações nas obras funcionam como líderes e motivadores para que os demais colaboradores se envolvam e atuem como voluntários nas ações do Qualivida. Essa consciência já é percebida entre eles. “Os colaboradores nos enxergam como uma pessoa capacitada a tirar dúvidas e representá-los em diversos assuntos. Além da segurança de trabalho, cuidamos da área de saúde e preservação do meio ambiente nos canteiros de obra, e, acredito que temos o papel de assessorar e motivar todos os colaboradores na implantação do Qualivida na matriz”, explica o técnico de segurança Jefferson de Almeida, da obra Centro Médico Jardins.

Alagoas já conta com o Qualivida em todas as obras

O exemplo veio de lá. A idéia de implantar o programa de ações ambientais começou com as ações do PGRCC. Para Rogério Araújo, consultor do Qualivida, o envolvimento dos ténicos de segurança e posteriormente da maioria dos colaboradores nas obras foi fundamental para que o projeto tomasse a dimensão de Programa, permanente e padronizado, e ganhasse a proporção que ganhou.

O superintendente da filial, Álvaro Dantas, atesta as palavras de Rogério. “Nós demos o aval porque sabíamos o quanto é importante para a Norcon. Torcemos para ver logo o Qualivida em todas as obras da Construtora”.

A técnica de segurança Clautenis Correa, da obra do Arte Vida II, concorda sobre a importância do programa e explica como contribuiu para que a obra onde trabalha ter se destacado em todas as ações. “Quando o programa surgiu, os técnicos foram nomeados como coordenadores do Qualivida. Como coordenadora conscientizava os colaboradores para participar da ação, motivando com premiações e mostrava a importância da preservação do meio ambiente. Na nossa primeira ação conseguimos arrecadar 15 mil garrafas PET. Foi muito gratificante para nós, principalmente por saber que os colaboradores estavam dando importância a essa grande ação”.

Qualivida já tem cronograma de palestras em Aracaju

Uma série de palestras serão ministradas para a apresentação do Qualivida – Ações Norcon pelo Meio Ambiente, a partir da próxima segunda-feira, dia 08, nas obras em Aracaju.

Como palestrante, o DGDO convidou o consultor ambiental, Rogério Araújo, para que ele exponha a experiência de implantação do programa em Maceió. Na ocasião, todos conhecerão as ações que acontecerão ainda em 2008, bem como poderão tirar dúvidas e fazer sugestões.

Para que o programa seja bem recebido, esperamos a participação e envolvimento de todos, principalmente dos gestores. “Além de mostrar coerência e valorização, é o melhor exemplo para assumir um compromisso com o meio ambiente, influenciando positivamente a participação de todos os colaboradores no programa”, explica Washington Sorio, diretor de Gente e Desenvolvimento Organizacional.

Gerência de Comunicação
Aracaju/SE, 04 de setembro de 2008