Responsabilidade Ambiental

Voluntários do Qualivida limpam manguezais
Colaboradores Norcon das obras Grand Parc Jardins e Park Ville dão o exemplo

Clique para ampliar

Colaboradores voluntários das obras do Grand Parc Jardins e Park Ville saíram às ruas munidos de panfleto educativo, camiseta do Qualivida, luvas e muita vontade de contribuir com a limpeza da cidade. A ação, que resultou na arrecadação de mais de 1.500 garrafas Pet que estavam poluindo manguezais e ruas em Aracaju, ocorreu nos dias 25 e 27 de setembro, com a participação de 23 colaboradores.

O trabalho faz parte do Programa Qualivida – Ações Norcon pelo Meio Ambiente, que começou a ser implantado em Aracaju no início de agosto. Com objetivo de conscientizar colaboradores, familiares e moradores no entorno das obras, bem como contribuir para melhorar a qualidade de vida na cidade, o Qualivida visa incentivar ações de voluntariado entre os funcionários em projetos educativos relacionados à proteção do meio ambiente.Até final de outubro, todas as obras e o escritório na matriz estão empenhados em arrecadar garrafas PET, as quais serão doadas a uma instituição que faça a reciclagem do produto.

No final da campanha, o colaborador e a obra que se destacarem na quantidade arrecadada serão homenageados.
A equipe do Grand Parc Jardins se reuniu e removeram cerca de 600 garrafas do manguezal localizado perto da obra, as quais foram lavadas com a reutilização da água central de concreto, e logo após, depositadas na baia do programa Qualivida.

Segundo a técnica de edificações, Edênia dos Santos, “eu não imaginava que havia tanta garrafa no mangue, confesso que fiquei surpresa. A nossa participação foi fundamental para que os colaboradores se sentissem motivados. O que achei legal foi o envolvimento de vários funcionários depois dessa ação. Eles estão acreditando mais no Programa, não apenas pelo prêmio, mas também pela conscientização ambiental”.

O servente do Grand Parc Jardins, Garcez da Paixão, diz que a visão sobre a Campanha do Qualivida mudou, e para melhor. “Acredito que dentro do meu limite, pude ajudar e dar o melhor de mim na participação mais ativa e valorizando ainda mais o ambiente em que vivemos. Estou mais empenhado a participar do Programa e incentivar meus colegas”.

Já os voluntários do canteiro de obra Park Ville, passaram um sábado diferente divulgando a campanha no bairro Farolândia, assim como retirando garrafas pets do mangue, Parque dos Cajueiros e na margem do Rio Poxim.

Segundo o engenheiro de obra, Carlos Henrique Valeriano, “é uma excelente iniciativa, principalmente nessa região, pois temos condomínios que vão de classe média à baixa, assim como vários bares. A nossa intenção é sensibilizar todos os nossos vizinhos com a Campanha, mostrando que a Norcon é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, como também, conscientizar a todos pela preservação do mesmo”.

O zelador de um condomínio vizinho, Júlio Adalberto dos Santos, recebeu a equipe do Park Ville, que estava fazendo divulgação com panfletos na região, como também apoiou a iniciativa da empresa em preservar o meio ambiente, concordando em colaborar com a disponibilização de garrafas pets arrecadas no edifício. “É uma idéia maravilhosa da Norcon. Com certeza todos nós vamos colaborar com essa Campanha. A gente não pode fazer tudo, mas fazendo a nossa parte podemos ajudar o meio ambiente”, diz.

Vários voluntários se espalharam, debaixo de chuva, para retirar as garrafas do mangue, Parque dos Cajueiros e margem do Rio Poxim. O Park Ville chegou a arrecadar 978 garrafas pets. “A integração da equipe e o envolvimento de todos foi de grande importância para esse resultado”, diz Valeriano.

A Norcon parabeniza a todos os colaboradores/voluntários pela participação na ação. Isso mostra que, além do envolvimento com o Programa, estão preocupados com o bem-estar da comunidade e a preservação ambiental.

Aracaju/SE, 30 de setembro de 2008