Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Responsabilidade Ambiental

Norcon planta mudas no entorno do Rio Sergipe

Clique para ampliar Engenheiro Agrônomo Cássio Sampaio orienta alunos do Arqui e Atheneu como plantar a muda

A Norcon, juntamente com a EMSURB e a ong Canto Vivo uniram-se em prol de uma ação ambiental no dia do Rio, comemorado nesta última terça, 24. Alunos do Arquidiocesano e colégio Atheneu foram convidados a representar a sociedade civil no plantio de 45 mudas de espécies nativas à beira do rio Sergipe. A ação ocorreu numa APA – Área de Proteção Ambiental e foi cuidadosamente selecionada pelas instituições envolvidas.

A escolha do local se deve a importância dos rios, os quais respondem pela vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios, denominada de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária) evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.

Esta mata exerce um papel fundamental na proteção dos rios, funcionando como se fosse uma esponja:  protege os rios, assim como, evita o ressecamento do solo, a erosão, o desbarrancamento, e, preserva a flora e a fauna que habitam estas áreas. A Mata Ciliar é protegida pela Lei 4.771 de 15.09.65 (Código Florestal).

O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, ou seja, 13,8% do deflúvio médio mundial. Há três grandes unidades hidrográficas: Amazonas, São Francisco e Paraná, onde estão concentradas cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, destacando-se a Bacia Amazônica, que possui cerca de 60% da superfície do País.

A construtora Norcon vestiu os voluntários com a camiseta do Qualivida - Programa de Responsabilidade Socioambiental da Norcon.

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br  

Aracaju, 26 de novembro de 2009

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar