Responsabilidade Ambiental

Norcon lança o selo Eco Obra
Projeto tem base na sustentabilidade, na melhoria contínua e deverá ser adotado em todas as obras da Construtora

Clique para ampliar Grupo confere as soluções adotadas na primeira Eco Obra. Modelo deverá ser seguido nas demais obras da Construtora

Na última terça-feira, 22 de março, na ocasião da comemoração do Dia Mundial da Água, a Norcon aproveitou o ensejo da data para apresentar o seu primeiro projeto de canteiro ecológico para os engenheiros e gestores das obras. Trata-se de uma obra piloto que servirá de referência, pesquisa e discussão interna entre suas equipes sobre sustentabilidade, além de servir de modelo para os demais canteiros da Construtora.

A primeira obra a aceitar o desafio foi a do condomínio Reserva das Flores., um canteiro organizado, em conformidade com todas as legislações, e que implantou diversas iniciativas sustentáveis com o apoio do comitê interno de melhoria contínua das obras.

As boas iniciativas implantadas no Reserva das Flores foram: reaproveitamento das águas das chuvas, utilizadas nas descargas sanitárias e torneiras; iluminação ecológica através de garrafas Pet’s e telhado transparente, que reduzem o consumo de energia elétrica e consequentemente os custos com esta despesa; reaproveitamento da água dos lavatórios para as descargas sanitárias; uma horta; espaços verdes e de convivência social; coleta seletiva de lixo; quadros informativos e de gestão à vista; baias de segregação de materiais; dentre outras medidas que proporcionam um ambiente agradável e com qualidade de vida para os colaboradores, além de uma obra mais limpa e sustentável.

O comitê interno de melhoria contínua nas obras divulgou nesta terça-feira, 22, o selo Eco Obra, para engajamento dos demais canteiros, com metas e planos de ação. Além da presença dos engenheiros e gestores das obras, a diretora de Marketing e Comercial da Norcon, Caroline Teixeira, o gerente Comercial, Emerson Pereira e o gerente de Engenharia, Luciano Andrade, participaram do evento e deram o seu apoio total à iniciativa.

Com a adoção destas boas práticas nos projetos e canteiros de obra, a meta da empresa é obter selos na área de sustentabilidade e responsabilidade social, o que gera maior profissionalismo, competitividade de mercado e acesso a capital. Para o gerente de Engenharia, Luciano Andrade, este desafio não é só da engenharia, mas de todas as equipes da Norcon. “Se reduzirmos o desperdício de material construtivo, aliando a qualidade do produto adquirido e a forma como este chega até a obra, já teremos obtido grandes ganhos. Contando com o envolvimento de todos, com certeza alcançaremos a meta de canteiros sustentáveis”, diz.

Também estiveram presentes os fornecedores e parceiros no projeto – Paulo Fraga, da Supertintas e Júnior Ribeiro, da Deca. A Supertintas participará do projeto recolhendo todo o material descartado em que outrora foram fornecidos por ela, neste caso, as latas e latões de tintas, que serão recolhidos e vendidos – a renda obtida com a venda deste material será revertida em premiações para os colaboradores, através de gincanas e outros programas de incentivo de práticas ecológicas, a exemplo da Gincana da Água, que envolveu todas as obras em prol da redução do desperdício de água nos canteiros.

Já o fornecedor Deca ficará responsável por implantar redutores de vazão de água e outros mecanismos que se adéquem às necessidades. Ambos, Júnior e Paulo, são enfáticos ao declarar a participação deles no projeto: “estamos felizes em poder contribuir e principalmente em saber que é em prol de um bem comum a todos”.

“O selo Eco Obra – Ações Sustentáveis, nasce de um alinhamento de ações da Norcon e da FelizCidade com o mercado, pois a preocupação com a sustentabilidade deve fazer parte de nosso dia a dia e isso já acontece de fato aqui na empresa, visto que a criação deste selo aconteceu com a participação de diversos setores da empresa que acreditaram no projeto como a Comunicação, o Comercial e Campanhas Publicitárias, a Engenharia, Incorporações Suprimentos, Recursos Humanos e, principalmente, a Diretoria. Isso nos faz ter certeza que o programa será um sucesso e que a adesão dos demais gerentes acontecerá de forma natural”, afirma Emerson Gentil, gerente de Negócios da FelizCidade.

Caroline Teixeira, diretora de Marketing e Comercial complementa: “com certeza ter projetos e obras ecoeficientes é um diferencial competitivo dentro do contexto do mercado atual. Além disso, contribuímos com a qualidade de vida dos colaboradores, da comunidade vizinha das obras e estaremos acima de tudo, nos desenvolvendo como profissionais e oferecendo um imóvel sustentável ao nosso cliente”, conclui.

Aracaju, 24 de Março de 2011

Confira mais imagens:
Izadora Santana, tecnóloga em Saneamento Ambiental, está envolvida em todas as etapas do projeto A diretora de Marketing e Comercial, Caroline Teixeira, também registrou seu comprometimento Andréa Ruth, gerente de Desenvolvimento de Gente, e Aurora Caldas, gerente de Suprimentos Coleta Seletiva faz parte do projeto O pintor, Jair Alves, também participou da ação Painel que simboliza o compromisso dos colaboradores para com o projeto