Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Norcon promove curso da CIPA

Clique para ampliar O parceiro Robson Pereira, da Gira Estoque, repassando dicas para os participantes

Acidente de trabalho é uma ocorrência não programada, que interfere ou até mesmo interrompe o processo normal da atividade, ocasionando assim, lesões nos colaboradores e danos materiais. Com isso, entendendo a necessidade de repassar informações que colaborem na segurança do profissional, seja no trabalho ou na vida pessoal, que as áreas de Segurança do Trabalho, Saneamento Ambiental e de Saúde ministraram palestras no curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, de 17 a 21 de outubro no Centro de Treinamento.
 
Em parceria com a Gira Estoque, com a presença do seu representante e instrutor, Robson Pereira, junto aos técnicos de Segurança do Trabalho, Michelle Carine de Almeida e Júlio Cesar Feitosa, as técnicas de enfermagem do Trabalho, Maria Betânia e Wanessa Souza Santos, e ainda com a tecnóloga em Saneamento Ambiental, Izadora Santana, foram realizadas  palestras apresentando teoricamente como se deve observar as condições de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, bem como as medidas seguidas para reduzir ou mesmo  evitar esses acidentes. A realização de algumas práticas também ocorreu, entre estas, a de combate a princípio de incêndio, com a participação dos colaboradores. 
 
Na certeza da necessidade de treinamentos teóricos e práticos dos assuntos abordados, o curso teve apresentação dos possíveis acontecimentos e suas resoluções, com simulações e ações demonstrativas, como por exemplo, focos de incêndio, abordando comportamento adequado, de forma rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência. Com essa dinâmica de grupo, as palestras feitas tiveram resultados produtivos e com um único objetivo, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, visando a proteção de todos.
 
 “É uma grande satisfação como técnica de Segurança desenvolver esse trabalho, conscientizando e treinando novos representantes da CIPA, e podendo contar com apoio dos mesmos na obra” afirma Michelle Carine.
 
Para Izadora Santana, o curso da CIPA é importante por abordar de maneira ampla a necessidade do colaborador se prevenir de acidentes e repassar o que foi apreendido para os colegas: “o curso da CIPA é uma ferramenta muito importante para a formação de novos cipeiros, é o momento em que o membro da CIPA está em contato e aprende com diversos setores  itens imprescindíveis para a empresa, como cuidar do meio ambiente e atender ao Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. O curso é uma forma de multiplicar o conhecimento entre os colaboradores”.
 
Portanto, se uma emergência tiver uma intervenção rápida e eficiente, com capacitação e procedimentos adequados, provavelmente evitará proporções maiores, justificando os investimentos em prevenção que a empresa faz, como explicam as técnicas de Enfermagem do Trabalho, Wanessa Souza e Maria Betânia: “nós achamos o curso de  grande importância, porque  prepara os  novos cipeiros para atuar nas seguintes atribuições: investigar e observar situações  que coloquem em risco a saúde e segurança do trabalhador, assim como relatar e propor medidas que visem a melhoria nas condições de trabalho, solicitar a manutenção de equipamentos e identificar ambientes que possam colocar em risco a integridade física do trabalhador.  Quanto à participação dos colaboradores foi averiguado que os mesmos demonstraram muita atenção e preocupação sobre a importância de sua presença no curso da CIPA, na qual interagiram com a apresentação, tirando dúvidas e opinando sobre melhorias e as novas adaptações  por tratar de uma atividade mútua”, concluem.

25 de outubro de 2011

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: