Norcon Rossi realiza I Workshop entre os setores de Incorporação e Engenharia

Clique para ampliar Áreas de Incorporação e Engenharia da Norcon Rossi junto aos palestrantes

Aconteceu durante toda esta quarta-feira (4), no auditório do Escritório Central em Aracaju/SE, o I Workshop realizado pelas áreas de Incorporação e Engenharia da Norcon Rossi. Além dos engenheiros, gerentes, coordenadores e assistentes que compõem o quadro da empresa, o encontro teve a participação de parceiros convidados, como as equipes dos escritórios de arquitetura Paulo Rehm e Ricardo Farias, e da empresa, Pedreira Engenharia.

Após a abertura de boas-vindas realizada pelo gerente de Célula, Emerson Gentil, o engenheiro e projetista, Augusto Pedreira, que presta serviços de consultoria estrutural para a Norcon e também para a Rossi há mais de vinte anos, conduziu a palestra e promoveu a discussão em prol da racionalização das obras, a favor de um menor custo construtivo.

“Precisamos conceber a arquitetura dos empreendimentos já pensando no sistema construtivo a ser aplicado no produto”, defende Pedreira em seu discurso inicial. A empresa Pedreira Engenharia prestou consultoria para a Norcon na década de 80 e recordou os avanços atingidos até hoje pelos sistemas construtivos de Pré-Viga e Pré-Laje (PVPL) e dos painéis Pré-Moldados.

Pedreira alerta que quanto maior a flexibilidade do produto, mais dispendiosa será a sua estrutura. Isso não significa que o projeto arquitetônico será menos criativo, mas com certeza, mais racional e inteligente.

Para o engenheiro do Jardins da França, João Marcelo Lins, o I Workshop de Incorporação e Engenharia da Norcon Rossi trouxe uma visão muito mais ampla sobre a concepção do produto e todo o seu ciclo, até a entrega. “O sistema construtivo a ser adotado é uma das variáveis que mais influenciam no custo e na velocidade de execução de uma obra. Se esta definição já nasce em conjunto com o projeto, com certeza teremos um planejamento melhor e uma forma de trabalho mais integrada”, define Lins.

Os profissionais fizeram diversas análises de plantas de empreendimentos e discutiram a viabilidade de qual sistema construtivo a ser adotado para cada uma, ampliando o escopo do exercício, para os projetos da Norcon Rossi a serem lançados em 2012.

O arquiteto Ricardo Farias aprovou esta iniciativa da empresa, visto que traz inteligência corporativa para ambas as áreas: “achei fantástico o Workshop. Todo projeto se torna desta maneira multidisciplinar e com todas as equipes envolvidas desde o princípio, o projeto arquitetônico do empreendimento já nasce adequado às novas tecnologias e a padrões econômicos”, declara.

“Foi muito proveitoso o encontro. Alcançamos o objetivo proposto que era iniciar 2012 com uma interação ainda maior entre a concepção e o desenvolvimento dos produtos, alinhados com a Engenharia e envolvendo ainda mais, os escritórios de arquitetura e de estrutura parceiros”, finaliza Gentil.

Aracaju, 5 de janeiro de 2012