Projeto de conscientização sobre DST’s é implantado nos canteiros

Clique para ampliar O colaborador Jussiê Santos Rosa, aprovou a iniciativa

No último dia 23, durante o diálogo semanal ‘Bom Dia’, a Norcon deu início a mais uma ação de caráter social, com foco na saúde e segurança dos trabalhadores, trata-se do projeto de conscientização sobre ‘Sexo Seguro’. O projeto dá continuidade às ações já desenvolvidas pela empresa no combate à AIDS e as demais doenças sexualmente transmissíveis,- como sífilis e hepatite -, e tem como base, as últimas pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, que relatam o elevado índice de casos de DST’s no setor da Construção Civil.

Desta vez, além de cartazes, folders, apresentações teatrais e palestras, todos os canteiros de obra da construtora irão disponibilizar camisinhas para os colaboradores, onde serão montados pontos estratégicos para quem tiver interesse em receber o preservativo. A ação divulgada nos dias 23 e 30 deste mês, tem apoio do Serviço Social da Indústria – SESI e da Secretaria de Saúde do Estado.

A ideia surgiu após uma palestra ministrada pelo médico Almir Santana, na qual alguns técnicos de Segurança do Trabalho participaram e resolveram aplicar na Norcon a estratégia de tornar o preservativo algo acessível a todos, de maneira que o mesmo fosse adquirido apenas por quem tem interesse. “Quando participamos de palestras e cursos, temos o intuito de absorver o máximo de conhecimento e informações possíveis. Assim tivemos a ideia de além de falar sobre as DST’s e mostrar seus métodos preventivos, facilitarmos esse acesso”, afirma a técnica de Segurança do Trabalho do Encantos do Bosque, Michelle de Almeida.

“Através do Diálogo Semanal adquirimos informações valiosas para nossa vida profissional e pessoal. A empresa disponibilizar preservativos para seus colaboradores é sinal de que se preocupa conosco e nós, só temos que agradecer e espalhar a informação”, fala o carpinteiro do Florata Jardins, Antônio Carlos Pereira dos Santos.

Em todos os canteiros foram criados ‘cantinhos’, dentro da própria sala dos técnicos onde são disponibilizados os preservativos. Tal espaço será nomeado pelas respectivas equipes, assim como na obra Encantos do Bosque onde foi nomeado de ‘Cantinho da Prevenção’ e no MFA , onde ganhou o nome de ‘Cantinho Seguro’.

“Nosso principal objetivo é conscientizar os colaboradores de que tanto a AIDS, como a sífilis e as outras doenças sexualmente transmissíveis não escolhem idade, nem sexo para agirem. Assim, mesmo aquele colaborador que não tem condições financeiras, nem meio de transporte fácil e tempo para ir ao posto de saúde, pode se prevenir. A campanha será permanente, o que possibilita a criação de várias ações e consequentemente, uma maior aceitação. Vale ressaltar que o projeto já é sucesso, pois em apenas 5 dias já foram distribuídas só na Logística mais de 60 preservativos”, declara a técnica de Segurança do Trabalho da Logística, Katiusse Campos.

“O Cantinho Seguro é o que faltava para que as ações desenvolvidas pela Norcon ficassem completas. Gostei muito. Agora, além de informações, temos acesso ao meio de prevenção”, diz o colaborador Jussiê Santos Rosa.

Para o técnico de Segurança do Trabalho, Gledson Vasconcelos a ação em prol do ‘Sexo Seguro’ é uma forma de discutir a realidade de maneira dinâmica, tornando o uso de preservativo algo sem tabus. “Quando damos espaço para esse tipo de assunto promovemos qualidade de vida, tornando um assunto sério como as DST’s em um assunto comum, que todos devem ter conhecimento”, conclui Gledson, após a apresentar um vídeo sobre AIDS para os quase 200 colaboradores do Florata e Grand Parc Jardins.

Aracaju, 30 de janeiro de 2012