Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Palestra sobre ciclomotores é realizada no Mar de Aruana

Clique para ampliar A palestrante da SMTT Selma da Mata

O aumento do número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é preocupante. Com o objetivo de alertar seus colaboradores sobre os riscos desse meio de transporte, a Norcon realizou palestra no canteiro de obra do Mar de Aruana II, em parceria com a SMTT, na última segunda-feira, 21.
 
A Organização Mundial da Saúde – OMS publicou em pesquisa recente que 70% dos acidentes envolvendo ciclomotores ou moto, como é popularmente conhecida, é causado por imprudência dos motociclistas. Com base nisso, a pedagoga e instrutora de Trânsito da SMTT, Selma da Mata, ministrou a palestra sobre condução segura de ciclomotores, com abordagem de sinalização horizontal e vertical, faixas horizontais, via única e via dupla, ultrapassagem correta, uso de equipamentos de proteção, entre outros.
 
A educadora mostra a importância de realizar ações sobre o trânsito pois, “o objetivo principal em ministrar palestras sobre um trânsito seguro e responsável, é diminuir o número de acidentes com mortes e sequelas nas vias. Mas o foco maior é a ‘preservação da vida’ e promover a mobilidade urbana para que seja respeitado o direito de ir e vir de forma segura no espaço público”.
 
“Percebi neste público um grande interesse no material apresentado e na exposição verbal. Observei também, que para muitos era uma novidade no que diz respeito a sinalização e sua importância em conhecer e respeitá-la para uma circulação com segurança”, conclui satisfeita a palestrante.
 
Para a maioria dos colaboradores, sendo motociclistas ou não, a palestra alertou sobre a necessidade de seguir as leis de tráfego, como afirma a servente e também condutora de moto, Jociene Azevedo Santos. “Acho muito importante palestras, porque é um aprendizado a mais, por respeitar as leis de trânsito e a minha vida, sei que é bom ter informações”.
 
Apesar do foco da palestra ser o ciclomotor, a educadora de trânsito alertou também sobre os erros cometidos pelos motoristas de automóveis de pequeno porte e como evitar colisões com as motos, através da apresentação de vídeos e slides que prenderam a atenção dos presentes. “Mesmo possuindo habilitação a gente esquece algumas regras. Por isso é importante ocorrer essas ações todo mês”, explica o pedreiro, José Luiz Vieira de Barros.
 
 “Os assuntos abordados na palestra são de extrema importância, diante do elevado número de colaboradores que utilizam ciclomotores e em sua grande maioria, sem nenhuma instrução de como se comportar no trânsito. A palestrante explicou de forma bastante clara como os condutores desses veículos devem se comportar nas vias”, informa o engenheiro, Marcos Vinícius Santos Siqueira.
 
 


 
Aracaju, 24 de maio de 2012
 

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: