Hoje é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Clique para ampliar Wallpaper da campanha desse ano

Desde 1972, o Brasil começou a promover ações para reduzir e até mesmo eliminar os índices de acidentes de trabalho. Ao longo do tempo, o setor de Segurança do Trabalho foi ganhando destaque, principalmente na área da construção civil, com o investimento nos diversos tipos de Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Coletiva, com base nas normas reguladoras de procedimentos obrigatórios, relacionados à segurança e medicina do Trabalho, como exemplo da NR18 e NR20.

Em 2011, uma pesquisa realizada pela empresa nacional CPH HEALTH, que desenvolve trabalhos na área de saúde corporativa, revelou que 49% dos funcionários das empresas brasileiras estão em significativo nível de estresse. O levantamento feito com 194.000 empregados de 200 organizações, mostrou também que 76% deles praticam atividade física insuficiente, 68% trabalham sentados a maior parte do dia, 48% têm elevado nível de ansiedade e 45% estão acima do peso ou obesos.

Após 40 anos de criação da data, é impossível pensar em uma empresa que não se preocupe com os índices de acidentes do trabalho e com a saúde dos seus colaboradores. Por isso, na Norcon são desenvolvidas ações que buscam qualidade de vida e bem estar, não só no ambiente de trabalho. A partir de então, todos os cursos, palestras, treinamentos, incentivos ao esporte, patrocínios, entre outros, são realizados devido a integração de todos analistas de Obra, técnicos de Segurança do Trabalho, engenheiros e o setor de Desenvolvimento de Gente.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Barros, que atua na empresa há 22 anos, reconhece a importância de cada profissional para a concretização das ideias relacionadas à promoção da segurança dos colaboradores.

“Devemos valorizar a data comemorativa, pois marca a conquista do setor de Segurança do Trabalho. Enfatizar também, que as ações sobre a importância dos colaboradores de se prevenirem contra acidentes de trabalho. Com a ajuda dos técnicos, RH, Diretoria, Comunicação, entre outros, conseguimos desenvolver nosso trabalho diário nas obras, pois todo apoio é necessário.”

“Nossa grande meta é cuidar da saúde e segurança de todos que fazem parte dessa grande equipe Norcon”, enfatiza Roberto.

Aracaju, 27 de julho de 2012