Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Norcon homenageia técnicos de segurança

Clique para ampliar

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma data para destacar a importância da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garante a saúde do trabalhador das instituições do país. Este dia foi escolhido quando o Ministro do Trabalho, na época, Júlio Barata, publicou, em 1972, as portarias 3.236 e 2.237, obrigando a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários.

A construção civil é considerada a área de mais riscos de acidentes. Com base nisso, a Norcon possui 13 CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e um forte setor de segurança em cada obra, que é composto por 23 técnicos, 15 estagiários, um engenheiro, uma médica de trabalho e dois técnicos de enfermagem.

Segundo o engenheiro de segurança, Roberto Barros, “a Norcon trabalha com ações preventivas, ou seja, temos um planejamento de atividades, para que possamos desenvolver todos os nossos procedimentos operacionais com os colaboradores.” Barros afirma que, depois das ações de prevenções implantadas na empresa, os números de acidentes diminuíram. “Nosso papel é passar para o colaborador que ele precisa usar os equipamentos de segurança. Mas cabe a ele se conscientizar em usá-lo.”

Toda segunda-feira, assim que os colaboradores chegam às obras, é realizada uma reunião chamada “Bom dia”, quando são transmitidas várias informações da empresa, inclusive de segurança. “É nessa reunião que podemos instruir os colaboradores, mostrando o quanto é importante ter segurança no trabalho”, diz Barros.

O técnico de segurança, Glédson Vasconcelos, acredita que o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes é apenas uma forma de reforçar a segurança no trabalho. “O dia da prevenção de acidentes é todo dia. 27 de julho é apenas uma data para que possamos fazer uma auto análise do nosso trabalho.”

Profissão: técnica de segurança

A profissão de técnico de segurança é associada, na maioria das vezes, a um trabalho masculino. Mas, será que este espaço é preenchido somente pelos homens?

As mulheres estão cada vez mais ocupando cargos e funções ditas como “masculina”. Segundo a técnica de segurança, Aline Pinheiro, sua profissão é, atualmente, muito procurada por mulheres. “Nós temos um jeitinho especial de conversar com o colaborador. Mas ao mesmo tempo, temos que ter personalidade e muita garra, para que eles não nos associem como frágil”.

Aline, que está há dez anos na Norcon, afirma que não sofreu nenhum tipo de preconceito e dá a receita: “a mulher tem que ser determinada e ter personalidade, ou seja, no primeiro obstáculo não desistir, porque não é um trabalho tão fácil assim, mas se você souber lidar com esses obstáculos, ele se torna muito prazeroso. Amo minha profissão. Acho muito importante zelar pela segurança dos trabalhadores.”, finaliza.
A Norcon parabeniza a todos os técnicos de segurança, assim como os estagiários, médicos e enfermeiros, pelo excelente trabalho realizado ao longo de vários anos para a empresa.

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: