Norcon cria Código de Ética
Código é apresentado na matriz para todos os colaboradores

Clique para ampliar O colaborador André Mansur lê atentamento o código

Com o intuito de esclarecer as responsabilidades éticas, sociais e ambientais da empresa, no início de agosto a Norcon lançou o ‘Código de Ética e Conduta Profissional’, que representa o compromisso de uma atuação transparente com todos os públicos, os quais a Construtora se relaciona.

Para elaborar o “CÓDIGO”, o diretor de gente e desenvolvimento organizacional, Washington Sorio, explica que realizou um benchmarking sobre o código, ou seja, uma pesquisa nas melhores empresas do mundo. “Foram pesquisadas 42 empresas (nacionais e multinacionais), entre as 500 maiores, da revista Exame. O código é a base da sustentabilidade moral e o alicerce ético que deve orientar e conduzir a gestão e ações de empresas socialmente responsáveis.”

Cada vez mais, o código de ética corporativo vem se aperfeiçoando através da ‘Declaração de Princípios’, isto é, descrição da missão, visão, princípios e valores da empresa. “Para estabelecer o conteúdo é necessário atender às exigências do Mercado, principalmente quando a empresa participa da bolsa de valores. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) determina que a companhia tenha um código de ética. O CÓDIGO foi aprovado pelo Conselho de Administração e por todos os diretores da Norcon”, explica o diretor de gente.

O código de ética da Norcon é claro e objetivo. Nele, “unificamos nosso conceito sobre ética e afirmamos o compromisso em defender aquilo que acreditamos ser uma postura responsável, transparente, de respeito mútuo e acima de tudo, ético”, afirma Sorio.

Vale lembrar que o não cumprimento de qualquer dispositivo do CÓDIGO, sujeita a qualquer colaborador, independente do seu nível hierárquico, às penalidades aplicáveis que serão definidas de acordo com a gravidade da ocorrência, podendo envolver advertência, suspensão, rescisão contratual por justa causa ou outras medidas cabíveis, conforme legislação vigente. Para que não haja nenhuma dúvida, todos os colaboradores devem ler atentamente.

Conforme o analista comercial, André Mansur, “o código é como uma lei da empresa e é de grande importância para companhia, pois determina um caminho que as pessoas precisam seguir para serem bem sucedidas. Como toda lei, o código precisa ser conhecido e uma das formas de conhecer é ler com atenção, para estar ciente de todas as normas.”

O “CÓDIGO” também está sendo entregue para todos os fornecedores da Norcon e estará disponível na Internet e intranet da empresa.

Apresentação do código às filiais

Entre 25 e 29 de agosto, o código será apresentado para as filiais por Washington Sorio e Marcos Amim (diretor de controladoria e TI), através de palestras para gerentes e coordenadores. “As filiais também se enquadrarão ao código, afinal, somos uma única empresa e o código é para todos”, completa Washington.

Gerência de Comunicação
Aracaju/SE, 19 de agosto de 2008