Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Pesquisa de Clima Organizacional revela satisfação interna
Todos os colaboradores da Norcon responderam de forma anônima ao questionário aplicado pela Cyclo Consultoria

Clique para ampliar Everaldo Dias dos Anjos reafirma a boa visão atestada pelos números.

Aracaju, 21 de agosto de 2008 - Durante o período de um mês todos os 2 mil colaboradores da construtora Norcon, inclusive os estagiários, responderam de forma anônima a um abrangente questionário que analisou o ambiente interno da empresa. O resultado da pesquisa demonstrou que para o 88,2% dos funcionários o clima organizacional está satisfatório.

A avaliação revelou ainda que: 80% consideram muito bom o relacionamento com os colegas de trabalho; 81% conversam com os colegas sobre a forma de como melhorar o trabalho realizado; 81% consideram fácil se aproximar e falar com o chefe; 78% das pessoas estão satisfeitas em trabalhar na Norcon e 80%  aconselhariam um amigo seu a trabalhar na Norcon.

Há quase 20 anos trabalhando na empresa, o recepcionista que começou como vigilante, Everaldo Dias dos Anjos, reafirma a boa visão atestada pelos números. “É uma empresa acolhedora, quem trabalha aqui sente-se como se estivesse em meio à família. Todos sempre estão de braços abertos para te receber e isso parte dos donos para os demais funcionários”, conta, com a satisfação de quem é feliz com seu trabalho.

A assistente de diretoria Edvânia Ramiro destaca a liberdade para trabalhar que existe dentro da empresa, onde atua há mais de 10 anos. “Os diretores são pessoas ótimas, a gente tem espaço para chegar e tirar uma dúvida tranquilamente. O ambiente é muito bom, eu gosto muito. Foi a empresa onde passei mais tempo, a que me encantou”, conta.

Segundo o diretor de Gente e Desenvolvimento Organizacional da Norcon, Washington Sorio, o alto grau de aprovação surpreendeu. “São índices muito altos se compararmos com as pesquisas de outras empresas”, destacou.  Realizada pela Cyclo Consultoria, a pesquisa objetivou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores, através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

“Também serve como um canal de comunicação com o colaborador, sendo possível trabalhar de forma eficiente nas oportunidades de melhoria, a partir dos resultados da pesquisa. É um guia de referência para o Desenvolvimento Organizacional”, completa Sório.

A aplicação dos questionários da Pesquisa foi de forma anônima. Foram utilizados critérios baseados nas instituições Great Place to Work (guia das 100 melhores empresas para se trabalhar) e na FIA & Revista Exame (guia das 150 melhores empresas para se trabalhar). Urnas lacradas coletaram as respostas, onde o próprio colaborador depositava o questionário preenchido. “Ninguém da Norcon teve acesso aos questionários, somente os pesquisadores da empresa Cyclo”, garante Washington Sório.
 
A Pesquisa de Clima Organizacional foi dividida em sete tópicos: Informações básicas; Você e o seu trabalho; Você e o relacionamento com os colegas; Você e o relacionamento com seu chefe; Você e a Norcon; Você e seus benefícios e pagamentos; e Informações gerais. Foi a primeira vez ao longo de 50 anos de história que a Norcon realizou um mapeamento dessa abrangência dentro da empresa.

Acesso à educação

Esse longo período decorrido permitiu saber agora a real importância da construtora na vida de seus colaboradores, principalmente dos mais antigos como Audineuza Cardoso de Jesus, do setor de serviços gerais. “A Norcon foi para mim uma mãe. Quando eu cheguei nunca tinha trabalhado antes e não sabia praticamente nada. A empresa me incentivou a estudar e aqui aprendi a ler e escrever. Foi um emprego que trouxe qualidade para a minha vida e se eu vejo alguém falando mal da Norcon eu defendo”, diz com entusiasmo.


Links relacionados:
http://emsergipe.globo.com/multimidia/busca.asp?modo=jornaldia&chave=setv2&data1=20081001&data2=20081001

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: