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Corporativo

Norcon conquista re-certificação no PBQP-H SiAC, manutenção da ISO 9001:2000 da matriz e certificação da filial Maceió

Clique para ampliar Colaboradores com o auditor Claifton (no centro) no encerramento da auditoria

“Nos permite concluir que a Norcon foi recomendada à manutenção da ISO 9001:2000 e re-certificação para o PBQP-H SiAC. Vale lembrar que a filial Maceió foi recomendada a certificação para as duas normas.” Foram com essas palavras que o auditor Claifton Bongiovani do Carmo, da certificadora DNV (Det Norske Veritas) encerrou a auditoria da Norcon, com uma reunião no auditório da matriz, Alda Teixeira, no último dia 22.

O auditor iniciou as atividades no dia 18 de agosto com o setor de Qualidade no escritório da matriz, logo em seguida com a diretoria, com a finalidade de checar o envolvimento dos mesmos com o sistema de gestão de qualidade. No decorrer da semana, Claifton passou por diversas áreas: Assistência Técnica, Suprimentos, Recursos Humanos e Comercial Corporativo e Setor Comercial da filial Maceió, além de constatar a eficácia das ações referentes às não conformidades encontradas na última auditoria externa (realizada em agosto de 2007).
Nas obras, Claifton abordou vários assuntos como: planejamento, fase construtiva da obra, almoxarifado, compras, avaliação de fornecedores, como também entrevistou colaboradores e terceirizados sobre motivação, treinamento, política de qualidade e atividades exercidas. As obras visitadas na matriz foram Canto Belo, Gileno Lima e Unidade Industrial. Na filial Maceió, Alto das Alamedas, Arte Vida I e II.

Organização de documentos, humanização em canteiro de obras, comprometimento em manter o processo de Qualidade vivo, assim como preocupação com a segurança no trabalho e programas de ação sócio-ambiental foram pontos fortes destacados pelo auditor. “A Norcon está indo pelo caminho certo. Parabenizo o trabalho de todos os colaboradores, ressaltando que as ações ecológicas são formidáveis”, diz o auditor.
 
A consultora de gestão, Marta Romilda e Cláudia Couto, responsável pela área de Qualidade da Norcon, dizem que “o resultado é mais que satisfatório e foi coroado pelo fato inédito da Norcon ser recomendada à manutenção da NBR ISO 9001:2000, re-certificação no PBQP-H SiAC e ampliação do escopo para a filial Maceió, sem registro de não conformidade pelo auditor. Este foi um resultado do esforço coletivo. Esperamos que esse reconhecimento sirva como estímulo e desafio para a melhoria contínua.”

Filial Maceió é certificada
Conforme o superintendente da Norcon em Maceió, Álvaro Dantas, “a filial adota os procedimentos da Qualidade que estão em vigor na matriz. A auditoria externa veio validar esses processos, sem nenhuma não conformidade. Estamos satisfeitos com a certificação da ISO 9001:2000 e PBQP-H. Isso mostra que o trabalho em equipe e o envolvimento de todos, foi de grande importância para essa conquista.” 
 
Segundo o diretor de gente e desenvolvimento organizacional, Washington Sorio, “todas as filiais passarão pelo processo de certificação. Mas, o nosso próximo passo é certificar as filiais Salvador e Feira de Santana”, explica.


Importância da Certificação ISO 9001:2000
A certificação ISO 9001:2000, nomeada em inglês como International Organization for Standardization, isto é, Organização Internacional para Padronização, foi criada com o intuito em reconhecer o esforço de uma organização, assegurando a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, bem como a satisfação dos clientes e melhoria contínua.

Ditada como pré-requisito para continuidade das empresas no mercado, a norma preza pela política de qualidade de cada organização. “Para uma empresa ser ou continuar certificada é necessário um trabalho de conscientização de todos os funcionários quanto à importância da qualidade, pois com essa ‘cultura’ fica mais claro como o trabalho de cada um interfere no do outro”, enfatiza Carlos Araújo, gerente de controladoria da Norcon.

“Depois da certificação ISO 9001:2000, a empresa ganhou mais espaço com credibilidade no Mercado, pois estabeleceu padrões com foco na sociedade, acionistas, fornecedores, colaboradores e clientes, através da política de qualidade da Norcon”, explica Sorio.

Gerência de Comunicação
Aracaju/SE, 28 de agosto de 2008


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