Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Estudantes da UFS visitam canteiros de obra da Norcon

Clique para ampliar No Park Ville, os alunos da UFS conferem a obra ao lado da professora Patrícia Menezes (à direita, de branco) e o engenheiro de obra João Marcelo (à esquerda, capacete branco).

Na semana passada, os canteiros de obra Alta Vista e Park Ville receberam a visita de 38 alunos do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Sergipe – UFS, com intuito de ver na prática o que aprenderam na sala de aula. Acompanhados pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Barros e respectivos Técnicos de Segurança e Engenheiros de cada obra, os estudantes e a mestre em Desenvolvimento Ambiental, Professora Patrícia Menezes, conferiram de perto a segurança das obras, assim como o planejamento do projeto (layout do canteiro, logística de abastecimento, cronogramas, dentre outros).


Segundo Barros, “a visita técnica dos alunos para apresentação do Programa de Segurança do Trabalho – PCMAT foi bastante proveitosa e participativa com várias explicações sobre o Sistema de Proteção Coletiva utilizado pela Norcon, assim como os prêmios já conquistados. Mostramos também a valorização que é dada ao colaborador através dos Programas desenvolvidos pela Diretoria de Gente e Desenvolvimento Organizacional – DGDO”, explica.

Quando o assunto é planejamento de projeto de obra, vários alunos se interessaram para saber os processos de coordenação de projetos da Construtora, como também os indicadores e quais critérios utilizados para avaliação dos projetistas, sempre atentos à explicação do gerente de Projetos Executivos, Diego Villar. “Como a faculdade possui um curso direcionado para disciplinas técnicas (elaboração de projetos) e produtivas (execução de obras), explicar como é o trabalho de Coordenação de Projetos passa a ser uma novidade para os estudantes, já que normalmente eles são graduados sem o conhecimento de tal especialidade da engenharia civil e arquitetura”, diz Villar.

Para o estudante Diego Resende, o que mais chamou a atenção nos canteiros de obra da Norcon foi a organização e segurança no trabalho. “Todos os colaboradores usavam os devidos equipamentos de segurança, além da obra limpa e organizada. A Norcon está de parabéns e serve de exemplo para várias construtoras do Estado”, diz.

“Fomos muito bem recebidos e percebemos o quanto a empresa se preocupa com a satisfação dos funcionários. Esta visita nos mostrou o lado prático da aula, mas também, a organização, tratamento com os colaboradores e controle da Qualidade”, enfatiza o futuro engenheiro civil, Carlos Augusto Ribeiro.

Já Adalício Filho, comenta que ficou admirado com o processo de reciclagem dentro da construtora (transformar resto de materiais em artes, assim como a Campanha de arrecadação das garrafas PET, do Programa Qualivida). “Visitei várias obras, em várias construtoras e nunca vi programa sobre preservação ambiental. Isso é bacana, pois mostra o interesse da Norcon não só em construir como preservar o meio ambiente”.

Conforme a professora, o objetivo da visita é ver o assunto discutido em classe, fora da sala de aula. “Quando o aluno vivencia, a visão é outra. Roberto Barros apresentou uma excelente palestra sobre Segurança do Trabalho que ajudou a ampliar a visão e nos deu várias informações necessárias para a continuidade do assunto em sala. Sobre a explicação de Diego Villar, eu tenho muito que agradecer, pois o fato do gerente de Projetos Executivos ter se deslocado do escritório até a obra só para nos atender foi excelente. Ele esclareceu todas as dúvidas e nos passou a informação de uma forma clara e objetiva. As nossas expectativas foram alcançadas e só temos que agradecer a Norcon por ter nos recebido tão bem”, finaliza Patrícia.

Aracaju/SE, 27 de outubro de 2008

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: