Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

100 colaboradores participam do 5º Encontro de Mestres e Encarregados

Clique para ampliar Colaboradores atentos às palestras

Com intuito de promover a integração dos trabalhadores da construção civil, enfocando os benefícios da boa prática em Segurança e Saúde no Trabalho, a Norcon participou do 5º Encontro de Mestres e Encarregados, na última quinta-feira (30 de outubro), no auditório da Escola Técnica de Sergipe – CEFET. O evento é realizado pelo comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do trabalho na Indústria da Construção em Sergipe (CPR/SE), com apoio do Ministério do Trabalho, FUNDACENTRO, SINTRACON (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil) e SINDUSCON-SE (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe).
 
Mais de 200 pessoas participaram do Encontro, sendo 100 da Norcon. Segundo o engenheiro de Segurança de Trabalho, Roberto Barros, “a participação dos colaboradores neste evento mostra a importância e o investimento da Norcon nos profissionais de coordenação que atuam nos canteiros, atualizando-os para serem multiplicadores de conhecimentos em Saúde e Segurança do Trabalho”. 
 
No evento foram discutidos vários temas importantes, como o câncer de próstata, palestra feita pelo urologista da oncologia do Hospital Universitário de Sergipe - HSUA, Rodrigo Tonin, assim como a prevenção de acidentes nos canteiros de obras, através de uma peça teatral, apresentada pelo Grupo Arte em Ação e Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – O Papel dos Encarregados, ministrado por Acácia Leite e Paulo Conceição, auditores fiscais do Trabalho.

Para Pedro Santana, mestre de obras, há 35 anos na Norcon, “participo desse encontro desde o início e é fundamental para os trabalhadores da construção civil, pois adquirimos mais conhecimento e vamos para as obras com uma visão ampliada, ou seja, com a atenção muito mais redobrada. Todas as palestras foram proveitosas, mas, a que mais me interessou foi sobre o câncer da próstata, pois conhecemos mais sobre a doença e como tratá-la”, diz. 
 
Já o mestre de obras, Márcio Barros, diz que o evento integra todos os setores, esclarecendo as dúvidas sobre segurança e produção nos canteiros de obra. “O que foi abordado na peça mostrou a realidade da exclusão dos funcionários terceirizados nas Construtoras, fato que não ocorre na Norcon, mas sempre é bom lembrar; assim como, a importância da segurança no canteiro de obra”.

“O mestre de obras é o profissional responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão, ele deve conhecer todas as etapas da construção, os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada. É ele quem traduz tudo que foi passado pelo engenheiro para os trabalhadores da construção civil, além de preservar pela segurança e limpeza no campo”, enfatiza a auditora fiscal do Trabalho, Acácia Leite.

O evento foi encerrado com coquetel festivo e sorteio de brindes, levando integração e descontração entre os participantes. 

Aracaju/SE, 04 de novembro de 2008

Confira mais imagens:

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: