Dia dos Profissionais da Segurança do Trabalho
Norcon comemora o Dia Nacional do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

Clique para ampliar A técnica Katiusse apóia o colaborador Edinaldo Santos nos estudos, o qual participa do Programa Crescendo e Aprendendo

O Dia Nacional do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho, comemorado em 27 de novembro, é uma data para se destacar a importância dessa área nas empresas, responsável em garantir a saúde e prevenção de acidentes no local de trabalho.

Palavras como responsabilidade, técnica e zelo definem esses profissionais. Para ser engenheiro ou técnico de Segurança é necessário se especializar com cursos de formação. “Os cursos duram em média dois anos. Neles, o futuro profissional aprende todas as técnicas de prevenção de acidentes, assim como desenvolve programas de melhoria contínua dos ambientes de trabalho, para atuar sempre no planejamento do produto junto com a Engenharia. No desenvolvimento de programas, gerenciar atividades de segurança do trabalho e meio ambiente, dentre outras inúmeras atividades importantes”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Barros, há 18 anos na Norcon.

A construção civil é considerada uma atividade com vários riscos de acidentes. Por isso, a Norcon possui o SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho composto por: Técnicos de Segurança e Enfermagem, Engenheiro, Médica do Trabalho e 14 CIPA’s (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Segundo Jadeilson Soares, Técnico de Segurança do Trabalho, há 15 anos na Norcon, o maior desafio todos os dias é a preservação da integridade física dos colaboradores. “É uma grande satisfação para mim ser Técnico de Segurança. Se tivesse que definir nossa profissão, diria que somos de tudo um pouco: psicólogo, professor, comunicador, etc. É um trabalho árduo, porém gratificante, pois só de saber que nosso trabalhador foi para casa ileso, é uma realização”.

Mulher na obra

Antigamente, a profissão de técnico era mais comum entre os homens. Hoje, esse quadro mudou. O número de mulheres na área de Segurança do Trabalho vem aumentando. Na Norcon, existem várias Técnicas cuidando da segurança dos colaboradores.

Para Barros, a técnica tem mais habilidade para conversar com os colaboradores, além de personalidade e garra. Katiusse Campos, técnica há 02 anos na Norcon, confirma: “Nós temos muito jogo de cintura, observação e paciência em ouvir e falar. Confesso que no início não foi fácil, mas creio que meu momento de dar a volta por cima e conseguir mais respeito deles foi quando participei dos cursos de operador de grua e elevadores, onde o próprio professor achava que eu não ia conseguir subir e operar uma grua. Mas eu não desisti, fui lá e fiz. Depois deste dia, eles me olham diferente e me respeitam muito”.

Em comemoração a esta data, haverá o IX Encontro de Cipeiros da Norcon, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, às 13h30, no auditório do SEBRAE, localizado na Rua José Olino Neto, s/nº, Bairro América, Aracaju/SE. Todos estão convidados.

Aracaju/SE, 27 de novembro de 2008