Norcon forma colaboradores

Clique para ampliar

Na última sexta-feira (06), em cerimônia ocorrida no Espaço Sociedade Semear, 22 colaboradores da construtora Norcon venceram um desafio: concluíram os estudos. A iniciativa pioneira da empresa formou sete trabalhadores no Ensino Fundamental e 15 no Ensino Médio. A ação funciona através de uma parceria entre o Programa Crescendo e Aprendendo (uma iniciativa Norcon) e o Serviço Social da Indústria (SESI). Onde este último, além de ser responsável pelo corpo docente, cede o espaço das aulas. Ainda participaram da formatura, colaboradores de empresas como Cimavel, Gbarbosa, Plasfort, Nassal e PCL, totalizando o número de 39 pessoas.

A maioria dos formandos provindos da construtora Norcon trabalha nos canteiros de obra dos empreendimentos. No entanto, segundo o professor de Alfabetização de Jovens e Adultos do SESI, Onesino Neto, o trabalho cansativo não foi obstáculo para estes vencedores.  “Sabemos que eles trabalham pesado o dia inteiro e chegam cansados na aula. Nosso desafio como professores foi fazer com que as aulas fossem atrativas, pois percebemos que  para a maioria deles  a sala de aula acaba se tornando uma alternativa de melhoria da qualidade de vida, com mais conhecimento”, declara Neto, que é fã do Projeto Leia Mais – cujo disponibiliza um espaço de leitura em cada obra da Norcon.

A emoção tomou conta dos formandos, e muitos classificaram a noite como “a realização de um sonho”. O ajudante de eletricista José Ailton Santos trabalha na obra do empreendimento Condomínio Canto Belo, e conta que vai aproveitar a oportunidade para prosseguir nos estudos. “Esta conquista nos traz uma mistura de orgulho e emoção, principalmente para mim, que vim do interior de Sergipe e não tinha nenhuma perspectiva de terminar os estudos. Quero agradecer à Norcon por investir e acreditar em mim.”, declara Ailton, emocionado.

No meio de tantos homens formandos, Josilene Santos, servente da Assistência Técnica, foi a única mulher a realizar essa conquista. “Eu estava atrasada nos estudos e pensava retomar, pois gosto muito de ler. Assim que soube do programa da Norcon corri para me inscrever, pois vejo tudo ao meu redor evoluindo e quero seguir essa mudança. Agradeço a Norcon por isso, pois não é toda empresa que dá uma oportunidade dessas. Quero mais! Vou fazer um curso de Técnica de Segurança. Este é meu próximo desafio”, adianta Josilene.

Programa Crescendo e Aprendendo
O Programa Crescendo e Aprendendo é um projeto de cunho social, que surgiu na Norcon há 11 anos com o objetivo de incentivar os colaboradores a concluírem os estudos do Ensino Fundamental e Médio. Além das aulas, o aluno matriculado recebe alimentação, transporte - que busca no local de trabalho e conduz até a escola -; reembolso do passe escolar utilizado na volta para a casa, além de material escolar e uniforme, tudo gratuitamente. A média de alunos formados durante os 11 anos de projeto é de 220 alunos.

Para Araceli Matos, coordenadora do departamento de Desenvolvimento de Gente e Desenvolvimento Organizacional, através do programa, ocorre a redução do analfabetismo na empresa, e o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores. “Ao presenciar a formatura de vários colegas, senti-me honrada em conviver e trabalhar com pessoas batalhadoras e que não desanimam diante das dificuldades. Esses colegas são verdadeiros guerreiros”, diz entusiasmada.

Vários colaboradores da Norcon estiveram presentes no evento para prestigiar os formandos, dentre eles, a diretora de Marketing e Comercial, Caroline Teixeira. “Faço questão de participar desse evento, pois eles são um exemplo de vida para gente. Mostram que, quando almejamos alcançar um sonho, nós podemos. É só querer. Sinto-me feliz em participar dessa conquista junto a eles”, diz Caroline. A diretora ressalta ainda que a presença de gestores na festa,  bem como a quantidade de alunos da Norcon, são demonstrações da valorização que a Construtora dá à educação de sua equipe. Acreditamos que o desenvolvimento das pessoas e a qualidade de vida passam pela educação, defende.

Aracaju, 10 de fevereiro de 2009