Norcon conclui comemorações no Mês da Mulher com foco na saúde

Clique para ampliar

A ginecologista Tânia Machado aplicou breve questionário e examinou as colaboradoras

Dentre os desafios presentes na vida da mulher moderna está conciliar a organização da casa, os cuidados com a beleza, com a saúde e o trabalho. Pensando nisso, a construtora Norcon preparou uma série de atividades para o Mês da Mulher, incluindo temáticas que visam ampliar a qualidade de vida no cotidiano de suas colaboradoras. Pela primeira vez, a construtora estendeu por todo o mês de março as ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e está presenteando as mulheres da empresa com brindes e muita informação.

Na manhã desta sexta-feira, 27, no centro de treinamento da empresa, a saúde da mulher esteve no foco de mais uma ação. A enfermeira do Sesi Tereza Cristina Carvalho, orientou e alertou sobre a prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de mama, as duas modalidades da doença que mais acometem as mulheres no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que, no Brasil, o Câncer de Mama mata uma mulher a cada 40 minutos, sendo o principal tipo de câncer detectado em pessoas do sexo feminino, chegando a alcançar 22% dos casos.

Para se evitar o desenvolvimento do câncer de mama e o de colo do útero, a prevenção ainda é a melhor saída. No caso no câncer de mama, o auto-exame periódico é uma maneira simples de detectar possíveis nódulos cancerígenos e possibilitar diagnósticos precoces. Somente com o auto-exame é possível detectar cerca de 80% dos casos e as chances de cura são de 90% quando a doença é descoberta no início.

Informação e conscientização

“Apesar das campanhas informativas, da divulgação do autoexame nos meios de comunicação, as mulheres ainda não se conscientizaram da importância deste exame para o diagnóstico precoce. Apenas 20% delas realizam periodicamente. É preciso que as mulheres se amem e se cuidem mais”, destaca Tereza Cristina. Ao apalpar cada mama, a própria mulher está se prevenindo da doença. E deve fazer essa checagem mensalmente. Além disso, é preciso também visitar regularmente o médico, cultivar hábitos alimentares saudáveis e realizar exames de mamografia.

Já para evitar o aparecimento do câncer de colo do útero, a principal estratégia é o exame preventivo conhecido popularmente como ‘Papanicolau’. Além disso, a prevenção primária deste tipo de câncer pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.

Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de, aproximadamente, 230 mil mulheres por ano. Sua incidência é cerca de duas vezes maior em países menos desenvolvidos se comparado com os mais desenvolvidos.

Norcon - palestra e exames  gratuitos

Ciente dos alarmantes números relacionados à saúde da mulher,  a Norcon em parceria com o Sesi, disponibilizou além da palestra informativa, exames ginecológicos gratuitos para cerca de 40 colaboradoras, que puderam conferir o seu estado de saúde e realizar a prevenção sem necessitar sair do ambiente do trabalho e nem gastar nada.

Elas foram examinadas pela médica ginecologista Tânia Machado Melo, que em seus 21 anos de profissão, encontrou muitas mulheres desinformadas e descuidadas com a saúde. “Falta às mulheres o olhar para si mesmas e separar um tempo na rotina diária para se cuidarem. Por isso, é muito importante ações como essa da Norcon, que chamam a atenção e alertam para o perigo dessas doenças”, aponta.

A colaboradora Gilma Cristina, que é servente da obra Aquarela, aprovou a iniciativa. “A mulher trabalha fora, cuida da casa, divide os compromissos com o marido e por isso está recebendo mais destaque. Estamos atuando no trabalho, mas não podemos esquecer de cuidar da nossa saúde”, afirma.

A servente Clivaneide dos Santos elogia a iniciativa da Construtora e disse que se sente valorizada. “É muito bom saber que a empresa se preocupa com a nossa saúde, principalmente em relação ao câncer de mama e do colo do útero. Muitas vezes tentamos agendar exames nos postos e não conseguimos realizá-los no tempo que deve ser feito, como explicou a enfermeira do SESI. Só tenho que agradecer à Norcon”, declara a colaboradora, que é mãe de dois filhos.

Para Maria Luciene Brasil, médica do trabalho da Construtora, a realização dos exames nas mulheres das obras a deixaram feliz. “Para mim é uma satisfação trazer esses exames para as colaboradoras, porque são exames de extrema importância e elas têm dificuldade para realizá-los, já que desprende tempo e inevitavelmente elas teriam que perder um dia de trabalho”, disse Maria Luciene. Ela completa afirmando que tanto a palestra, assim como os exames são de grande importância tanto para as colaboradoras, que se sentem valorizadas como pessoas e como profissionais, quanto para a empresa, que está contribuindo para a qualidade de vida de suas funcionárias. “Estando motivadas, elas respeitam e valorizam ainda mais a empresa”, defende a médica, que finaliza: “vamos trabalhar para que essa ação continue acontecendo todos os anos. Para mim, é como se tivesse recebido um presente hoje”.

A prevenção ao câncer de mama e colo de útero fez parte do ciclo de palestras promovidos pela construtora.

Aracaju, 31 de março de 2009.

Confira mais imagens: