Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Segurança do Trabalho promove treinamento para novos cipeiros

Clique para ampliar

Robson explica como manusear os extintores corretamente

Com o intuito de levar informação sobre as normas de segurança aos membros da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a Norcon realizou de 13 a 17 de abril, curso de treinamento para os cipeiros das obras Grand Parc Jardins, Park Ville e Aquarela. Ministrado pelos técnicos de Segurança do Trabalho do Canto Belo e Belas Artes, Nilmara Santana de Jesus e Diego Luiz, respectivamente, a capacitação ocorreu no centro de treinamento da empresa.

Plano de ação, EPI – Equipamento de Proteção Individual, higiene no trabalho, proteção coletiva, PGRCC – Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, saneamento ambiental (explanado pela tecnóloga em Saneamento Ambiental, Izadora Santana), primeiros socorros (ministrado pelo técnico em enfermagem do Trabalho da Norcon, Adenilson Andrade) e combate a incêndio (palestra realizada pelo proprietário da R. Pereira Extintores, do Grupo Ferseg, Robson Pereira), foram alguns temas abordados durante uma semana de treinamento.

Para o pedreiro do Park Ville, Joselito Conceição, a palestra sobre o combate a incêndio, foi uma das melhores. “Tinha muita coisa que eu não sabia e com certeza se houvesse um incêndio, eu não saberia como agir. Além de tudo, o palestrante tem uma história de vida muito bonita, que deixou uma importante mensagem para mim: com força de vontade conseguimos alcançar nossos objetivos”, diz.

Robson Pereira explicou sobre os  vários tipos de extintores e incêndios, alertando para o manuseio. “A pessoa tem que saber como agir no momento do acidente. Manter a calma, é imprescindível”, declara Robson. Logo após as demonstrações na teoria, os cipeiros participaram de uma aula prática. Num tonel, Robson fez uma mistura de óleo, gasolina e fogo, demonstrando como utilizar e qual o extintor correto para combater o incêndio. 

Wandeckson Rodrigues, servente do Aquarela, conta que já presenciou um incêndio e conseguiu utilizar o extintor, mesmo com conhecimentos básicos . “Já passei por esta situação e consegui apagar o fogo. Mas, confesso que aprendendo as técnicas ficou muito mais fácil e prático. Para nós, cipeiros, é essencial esse tipo de treinamento, pois podemos nos deparar com essa situação e saberemos o que fazer, já que nosso principal papel é orientar os demais colaboradores sobre a prevenção de acidente no trabalho”, declara Rodrigues.

“Com esse treinamento, a Norcon mostra a valorização pelo trabalho dos cipeiros, os quais atuam em conjunto com os técnicos de Segurança em seus locais de trabalho, fornecendo uma qualidade de vida melhor aos colaboradores”, conclui o engenheiro de Segurança.

Como se tornar um cipeiro

Para ser um membro da CIPA, qualquer colaborador pode se inscrever. “Após as inscrições, apresentamos a lista dos candidatos e marcamos o dia para a votação. Durante esse tempo, os participantes podem fazer campanhas”, explica Barros.

Toda obra, com mais de 50 colaboradores, possui uma Comissão. O setor de Segurança do Trabalho é que planeja a implantação dessa Comissão. Em cada CIPA contém 14 cipeiros: sete são representantes do empregado, ou seja, os eleitos, e o restante é indicado pela empresa (geralmente da área administrativa). O mandato tem duração de um ano.

 

Aracaju/SE, 24 de abril de 2009

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: