Colaboradores de obra participam da 1ª palestra para construtores

Clique para ampliar Andrea, Luciano e Roberto fazem a abertura da primeira palestra

Com a finalidade de levar informação e desenvolver o potencial de gestão dos colaboradores de obra, com vários temas da atualidade na construção civil, o departamento de Gente e Desenvolvimento Organizacional, em parceria com a Diretoria Técnica, iniciou no dia 21 de maio o Ciclo de Palestras para Construtores, que terá continuidade durante todo o ano. O primeiro encontro reuniu dezenas de colaboradores no auditório do SENAI, em Aracaju.

A abertura do evento contou com a presença do gerente de Engenharia, Luciano Andrade, da gerente de Gente e Desenvolvimento Organizacional, Andrea Ruth e do engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Barros. “Espero que todos possam aproveitar as palestras, pois conhecimento nunca é demais. Nesse tipo de evento podemos enxergar quais as melhorias que precisamos desenvolver em nossa empresa”, diz Luciano.

Para falar sobre o Plano da Qualidade, a equipe da Norcon especializada no tema, formada pela analista, Cláudia Couto, a técnica em edificações, Luciana Santos e a estagiária Daisy Dantas, apresentou os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade (foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, melhoria contínua, etc.) assim como a importância do Código de Ética, Procedimento Gerencial Padrão (PGP), Normas Administrativas, dentre outros.

Para Cláudia, “é muito importante que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre o Plano da Qualidade, porque eles precisam estar cientes sobre as normas e colocar em prática de uma forma ‘padronizada’ a execução dos serviços. Esse tipo de evento facilita o entendimento, pois num debate, todos tiram dúvidas e aprendem cada vez mais”, explica a analista.

Para o mestre-de-obras do Alta Vista, Márcio da Silva, o evento já era desejado por todos os colaboradores. “Em reunião com Roberto Barros sempre tínhamos idéias para fazer um ciclo de palestras abordando os assuntos mais importantes da construção e começamos a amadurecer. Hoje, aprendi muita coisa e relembrei de várias outras. Palestras desse nível são sempre importantes. O objetivo é que não pare por aqui”, diz.

A segunda apresentação, cujo tema foi Controle Técnico de Concreto, teve a presença da professora de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sandra Dória. Ela explicou sobre os cuidados necessários antes, durante e depois da edificação, e como garantir a durabilidade de um imóvel. “Esse assunto aborda às mais variadas áreas da obra, pois diz respeito à segurança do usuário e também um alerta sobre as mudanças na norma NBR – 12655, alteradas em 2006. Parabenizo a Norcon pela iniciativa, pois é uma oportunidade de atualização dos colaboradores. É uma honra ser convidada por uma empresa desse porte, também porque vários deles já foram meus alunos”, contou Sandra.

Conforme Vivian Plácida, técnica em edificações do Belas Artes, “ esse ciclo de palestras é uma oportunidade de aprendizado e também um momento de integração entre os colegas. Gostei muito dos dois temas abordados hoje, mas o que me chamou a atenção foi falar sobre o concreto, pois eu tinha muitas dúvidas e agora volto para casa sabendo como se tornar um concreto resistente. Isso é muito bom”, declara a técnica.

Música e informação

Além de todas as informações importantes passadas aos colaboradores, no intervalo entre uma palestra e outra, foi servido um lanche ao som da Banda OS – Oficina do Samba, composta por cinco integrantes, sendo três deles, colaboradores da Norcon.

Os músicos e soldadores do MFA/LOG, Joelton Santos (vocalista), João Carlos dos Santos (baterista) e William dos Santos (percussão) se uniram por amar a música, principalmente o pagode. Nesse clima de descontração a banda se apresentou durante o intervalo das apresentações, contagiando todos os presentes.

Para o técnico de Segurança do Trabalho do Belas Artes, Diego Luiz, “é muito legal esse tipo de iniciativa, pois promove um momento de integração, alegria e descobrimos talentos dos nossos colegas de trabalho, até então, desconhecidos”, comenta.

“Gostaríamos de agradecer a Norcon pelo espaço, pois isso comprova o quanto a empresa nos valoriza, seja no trabalho, quanto com o nosso talento fora dele. É um momento único e estamos muito felizes em estarmos cantando para nossos colegas”, finaliza o vocalista.

Aracaju/SE, 27 de maio de 2009