Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Colaboradores recebem camisinhas em comemoração ao ‘Dia dos Namorados’

Clique para ampliar As serventes Clasimeire Ramos, Silvânia dos Santos e Maria Isabel Santos mostram que estarão protegidas nesse Dia dos Namorados

Dentre os focos de campanhas educativas para colaboradores, a Norcon, através do Setor de Segurança do Trabalho, prioriza a de combate à Aids e DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis. Com a aproximação do Dia dos Namorados, em 12 de junho, data em que congestionam todos os serviços e lugares que remetem ao amor, a exemplo das lojas de presentes, restaurantes, bares, floriculturas e outros, é hora de agir.
 
A Norcon distribuiu em todas as obras de Aracaju 1.440 preservativos e cartões explicativos para os colaboradores, na última segunda-feira (08), durante o Diálogo Semanal (Bom Dia). Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Barros, “fizemos uma alusão ao Dia dos Namorados, mostrando o quanto a empresa se preocupa com a saúde dos colaboradores. Distribuímos as camisinhas como uma forma de prevenção de doenças, principalmente a AIDS”, explica.

A história do Dia dos Namorados no Brasil

No Brasil, é comemorado em 12 de junho a partir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, como o Dia dos Namorados.

A origem
Segundo a versão mais conhecida da história, colhida no site www.conselhosdoceu.com, tudo começou na Roma antiga, no século III. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
 
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “seu namorado”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


A Norcon deseja a todos os enamorados um FELIZ DIA DOS NAMORADOS, com muita prevenção.

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: