Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Entusiasmo marca a 2ª edição do Canteiro Digital
Projeto aconteceu na última segunda-feira, 21, na obra Mar de Aruana I

Clique para ampliar Olímpio aprende sobre o mundo digital com a ajuda da voluntária do CDI

Mais uma obra recebeu o ônibus itinerante do CDI (Comitê para Democratização da Informática de Sergipe) através da parceria da Norcon com a ONG de Inclusão Digital. Desta vez, 47 colaboradores da obra Mar de Aruana I, da FelizCidade (subsidiária Norcon), tiveram a oportunidade de conhecer e ter contato com o universo digital.

A mensagem de boas vindas foi dada pela gerente de empreendimento, Rosa Angélica Targino e pelo engenheiro da obra, Fábio Mota. “Espero que possam aproveitar essa grande oportunidade que a empresa está dando a todos vocês nesta manhã”, falou Rosa. Também estiveram presentes na ocasião o gerente de infraestrututa de TI, Antônio Cruz e a coordenadora regional do CDI, Magna Oliveira junto a sua equipe de voluntários.

Para que todos pudessem usufruir da aula ao máximo, os colaboradores foram divididos em quatro turmas, que se revezaram entre os 14 computadores conectados à Internet. Entusiasmados, eles prestaram bastante atenção nas explicações passadas por Magna sobre os comandos básicos do computador, a exemplo do manuseio correto do mouse - uma das dificuldades encontradas por quem está dando os primeiros passos no campo da informática. “Depois que peguei o jeito de mexer no mouse consegui acompanhar melhor a aula”, declarou o armador Moisés Quirino. Ele explica que recentemente comprou um computador para a filha, mas das poucas vezes que tentou se aventurar na máquina, não teve grande sucesso. “Ela não teve muita paciência para ensinar. Como ela já sabe usar, fazia tudo muito rápido e eu não conseguia acompanhar”, informa Moisés.

Mas, paciência para ensinar é o que não falta na equipe de voluntários do CDI. Para Márcia Oliveira, voluntária e coordenadora da escola do CDI no município de Rosário do Catete, 37 km de Aracaju, “paciência é preciso, principalmente para as pessoas com mais idade, que muitas vezes apresentam certa dificuldade em assimilar tanta informação de uma só vez”, diz. No entanto, a satisfação compartilhada por todos os voluntários é a mesma: “a nossa recompensa é justamente perceber que conseguimos dar uma chance na vida de muitas pessoas”, declara Márcia.

Dando prosseguimento a aula, os colaboradores foram convidados a navegar pela internet, conhecendo o site da construtora e criando a sua própria conta de e-mail. Para a surpresa de muitos, existiam dois colegas que já tinham e-mail, inclusive cadastro no Orkut, uma das maiores redes sociais da atualidade. O servente Wellington Costa é um deles, que cheio de sorrisos por ser o único na turma dele a ter noção sobre internet, acabou com muita satisfação, ajudando os colegas. “Ainda tenho várias dificuldades, pois não tenho computador e nem oportunidade de acessar regularmente, mas, o pouco que eu sei já posso ajudar aos demais”, declara.

O desafio foi lançado para muitos, como no caso do carpinteiro Olímpio Pinheiro, de 49 anos. Apesar da dificuldade inicial, se interessou pela nova ferramenta e prometeu para si mesmo seguir adiante, tarefa essa que não será difícil – logo depois de dar duro na obra o dia inteiro, Olímpio troca suas ferramentas de trabalho pelos livros e vai estudar – um exemplo prático do gosto que tem pelos estudos. “Estou terminando o ensino médio e assim que concluir quero fazer um curso de informática”, declara.

Na visão dos organizadores, o balanço de mais uma edição do Canteiro Digital foi satisfatório. “Com certeza esse dia será lembrando por todos eles”, revela a voluntária Márcia Oliveira.

Aracaju, 23 de Setembro de 2009

Confira mais imagens:
A gerente do Mar de Aruana, Rosa Angélica Targino e o engenheiro da obra, Fábio Mota, acompanham os colaboradores no projeto Voluntários do CDI sempre bem dispostos a passar seus conhecimentos para aqueles que estão dando os seus primeiros passos no mundo digital Coordenadora do CDI Sergipe, Magna Oliveira e o Gerente de infraestrutura de T.I, Antônio Cruz Colaboradores conhecem o ônibus itinerante do CDI

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: