Ciclo de Palestras para Construtores finaliza sua 1° edição
Evento realizado pela Norcon foi direcionado à formação dos colaboradores

Clique para ampliar O encontro reuniu dezenas de colaboradores durante as cinco etapas do evento, todas realizadas no auditório do SENAI, em Aracaju.

Com a finalidade de levar informação e desenvolver o potencial de gestão dos colaboradores de obra com vários temas relacionados à construção civil, a Norcon, através da gerência de Gente e Desenvolvimento Organizacional, em parceria com a Diretoria Técnica, iniciou no dia 21 de maio o I Ciclo de Palestras para Construtores, concluído no último dia 05 de novembro. O encontro reuniu dezenas de colaboradores durante as cinco etapas do evento, todas realizadas no auditório do SENAI, em Aracaju.

Em cada encontro, muita criatividade e acontecimentos: distribuições de mudas de árvores, coffee break com a participação da banda OS – Oficina do Samba (cujo integrantes são colaboradores de obra da Norcon), poesia sobre o evento do coordenador de Armador, Jailton da Conceição (conhecido como “China”), como também a participação das filiais no evento.

Temas de diversos segmentos e palestras ministradas por colaboradores, como também, profissionais da área da construção civil foram discutidos durante o evento. Os palestrantes falaram sobre Plano da Qualidade (setor de Qualidade), Planejamento e Produtividade nos canteiros de obras (setor de Planejamento e Custos), Processos da coordenação de Projetos (setor Projetos Executivos), Liderança e Riscos no vínculo empregatício (gerência de Gente e Desenvolvimento Organizacional).

“Foram muitas informações imprescindíveis para o trabalho de cada líder. O objetivo desse evento foi ampliar a visão dos participantes perante o negócio da Norcon. Para isso, foram discutidos assuntos técnicos e comportamentais por profissionais da própria Norcon e do mercado, essenciais para o desenvolvimento da liderança. É compartilhando conhecimentos que iremos em busca de resultados cada vez melhores”, enfatiza Andrea Ruth.

Última etapa do Ciclo de Palestras é marcada pela satisfação dos colaboradores

Para encerrar as atividades do Ciclo de Palestras, a engenheira civil e gerente de Assistência Técnica, Marysa Mendonça apresentou o artigo da Pós - graduação em Construção Civil, que teve como tema a Assistência Técnica da Norcon. “Nosso setor atesta a qualidade de um produto Norcon e garante que o cliente terá atendimento especializado, caso necessite. Além do mais, somos uma peça chave tanto na primazia em se relacionar com o cliente, como em transmitir ao setor Técnico e de Engenharia, as melhorias que merecem estudo de implantação nos próximos projetos”, diz Marysa.

No segundo momento do evento, a Doutora em engenharia civil em Estruturas, pela PUC/RJ – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Ângela Sales, falou sobre “Patologia das Construções”, abordando assuntos relacionados à parte técnica da área, como corrosões, falhas adquiridas na utilização das estruturas, fissuras no concreto, etc.

Para acrescentar ainda mais informações aos colaboradores e torná-los grandes líderes, com o planejamento de metas e organização, o consultor de empresas, Edinaldo Melo, o qual possui livro publicado pela Fundação Oviêdo Teixeira, mostrou, através de fatos do dia a dia, como fazer a gestão do tempo com a máxima eficácia. Mesmo não tendo um foco técnico sobre construção civil, a palestra de Edinaldo Melo adicionou valores para os colaboradores participantes.

“Acredito que todos, independente da profissão, precisam saber administrar a vida profissional e pessoal. Saber liderar, ao invés de apenas gerenciar. Precisam ter foco e atingir as maiores prioridades, pois dessa forma, conseguirão a produtividade e, consequentemente, a satisfação profissional”, explica o palestrante, que foi convidado especialmente para fechar o Ciclo de Palestras com o tema motivacional.

Durante o encerramento das atividades, era fácil ver muitos colaboradores satisfeitos com o resultado do Ciclo. “Eventos desse tipo sempre são importantes, pois aprendemos e relembramos muitas coisas, principalmente com o nível dos palestrantes. Esperamos que o evento em 2010 seja tão bom quanto deste ano”, comenta o gerente de Orçamento, Alexandre Carvalho.

Já para a técnica em edificações do Alta Vista, Verônica Nascimento, o Ciclo de Palestras agregou conhecimento à sua profissão. “Foi um aprendizado a mais no dia a dia e uma ótima oportunidade de melhoria no que diz respeito aos nossos conhecimentos na área. Além de tudo, é um espaço ideal para tirarmos dúvidas e esclarecermos ideias”, finaliza.

Aracaju, 25 de novembro de 2009