Norcon oferece filtro solar para o colaborador de obra
Há dois anos, inspirada no exemplo dos Correios, a Construtora tomou a iniciativa de incluir o protetor solar como um EPI – Equipamento de Proteção Individual para aqueles que se expõem aos raios solares durante o trabalho nas obras

Clique para ampliar O colaborador Jonatha Costa aplica o filtro solar antes da jornada de trabalho

Capacetes, luvas, cintos de segurança, uniforme com camisa de manga comprida e botas protegem o trabalhador de riscos a sua segurança e saúde no ambiente de trabalho. No entanto, apesar da exposição prolongada ao sol, muitos se esquecem de um item fundamental: o filtro solar. Ao pensar na qualidade de vida de seus colaboradores, a Construtora Norcon passou a considerar o filtro solar como um  Equipamento de Proteção Individual (EPI) e distribui em todas as obras, desde 2008, filtro com Fator de Proteção Solar (FPS) 30. Sob supervisão do técnico de Segurança de cada empreendimento, os colaboradores aplicam o protetor diariamente às 7 e 13 horas e estão conscientes da sua importância para a saúde.

“A melhor maneira de se prevenir contra o câncer de pele, ressecamento e outros problemas é usando o filtro solar. Estamos expostos ao sol o tempo todo, então é preciso cultivar a prática do uso no dia a dia, já que um câncer é mais grave e mais difícil de tratar do que um machucado ou arranhão”, afirma Jair Alves, ajudante prático da Unidade Industrial que considera o filtro solar tão importante quanto os demais EPI’s, a exemplo do capacete.

Na construção civil, os colaboradores mais expostos ao sol são geralmente o que executam serviços de terraplenagem, fundação, estrutura, concretagem, revestimento externo, urbanização, entre outros. Segundo Nilmara Santana e Michelle de Almeida, técnicas de Segurança, inicialmente o uso de filtro solar era novidade, tornando-se depois solicitação dos próprios colaboradores. “Orientamos também a beberem muita água e fazerem uso dos óculos de lentes escuras. A aplicação do protetor solar é feita no rosto e pescoço, já que em obras utilizam-se roupas compridas e luvas”, afirma Michelle.

Roberto Barros, engenheiro de Segurança do Trabalho, considera a ação uma iniciativa muito importante. “Independente do uso de filtro solar ser obrigatório ou não, nós tomamos a frente. A Norcon considera fundamental a proteção de seus colaboradores contra possíveis doenças, já que promover a qualidade de vida é um dos nossos objetivos”. Roberto lembra que o exemplo dos Correios, que oferece o protetor para os carteiros, serviu de inspiração para implantar mais esse cuidado com o colaborador na Norcon.

Efeitos nocivos da exposição prolongada ao sol

A exposição prolongada à radiação ultravioleta tem sido relacionada com diversos efeitos à saúde, incluindo o câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele, problemas nos olhos e desidratação. Queimaduras solares podem formar melanomas que, se gerarem metástase para outras partes do corpo, podem levar à morte.

Aracaju, 12 de Março de 2010

2 Comentário(s)
""Sou Técnico em Segurança do Trabalho da Empresa Dinâmica Serviços ltda. RJ, e vou implementar o protetor solar como EPI fundamental para os meus colaboradores. Parabéns pela Imprensa NORCON, vejo que é muito eficiente no que diz respeito e cuidado com a saúde e integridade de seus colaboradores."

Jamell Dantas | 16/02/2011 09:12:19
"Sou Técnico de Segurança do Trabalho da Empresa Jatobeton Engenharia L.T.D.A da Obra Estádio ESTADUAL Augusto Franco Estância SE empresa de Recife Pernambuco, só Filho de Estância SE, o Protetor Solar é muito importante para Saúde dos Trabalhadores."

Hudson das Dores Silva | 16/05/2010 20:59:42