Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Jovens Aprendizes pesquisam a área de Gente
Estudantes estão em fase de conclusão de curso e desenvolvem TCC com base em visita à Norcon

Clique para ampliar Jovens Aprendizes posam junto ao engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Barros e a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, Araceli Matos

Há 3 anos a Construtora Norcon, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI,  mantém o Programa Jovem Aprendiz. O objetivo do programa é inserir os jovens, filhos ou parentes de colaboradores no mercado de trabalho, promovendo educação técnica e estimulando uma nova fonte de renda para a família dos estudantes.
 
Além da teoria ensinada em sala de aula, os professores proporcionam aos jovens um contato direto com a área que estudam. Como prova desse contato, no último dia 15 de julho, ocorreu mais uma visita dos estudantes ao escritório Central da Norcon.
 
Dessa vez, a visita foi uma forma de solidificar tudo o que os alunos do curso Técnico de Assistente Administrativo aprenderam no decorrer das aulas e finalizar o tão esperado Trabalho de Conclusão de Curso –TCC.
 
O TCC é o critério final de avaliação do aluno. Através dele, o aluno escolhe um tema, abordado durante o curso, e realiza pesquisa sobre o que foi escolhido. Junto à pesquisa deve ser elaborada a apresentação do projeto, exposta aos examinadores.
 
No caso dos Jovens Aprendizes, a turma foi dividida em grupos, que determinaram os seguintes temas, como base do trabalho: Segurança do Trabalho, Almoxarifados, e Recrutamento e Seleção. Para a professora Camila Góes Ramos, orientadora da turma, visitas como essa são de suma importância para a conclusão do curso, principalmente quando a prática é proporcionada por uma empresa séria e comprometida como a Norcon. “É necessário esse contato com a prática e a Norcon nos recebeu mais uma vez muito bem, deixando todos à vontade e sem nenhuma dúvida para a conclusão do trabalho”, diz Camila, entusiasmada.

Em um primeiro contato, os Jovens Aprendizes conheceram um pouco sobre o patrono da empresa, Oviêdo Teixeira, e sobre a história da Norcon de 1958 até os dias de hoje. Foram apresentados os valores, a missão, a visão, os programas realizados pela Norcon, através de imagens de momentos de integração entre os colaboradores, assim como também, os prêmios conquistados.
 
“Participar da visita à Norcon foi um aprendizado e tanto, gostei muito”, declara a estudante de 19 anos, Thamires Karla Eneas dos Santos, que irá abordar no TCC, o tema Recrutamento e Seleção.

Os alunos se mostraram atentos aos detalhes apresentados pela coordenadora de Desenvolvimento de Gente, Araceli Matos. “Todos que estão aqui têm uma grande bagagem de conhecimento. Fico muito feliz e gratificada em poder participar dessa aprendizagem’’, afirma a coordenadora.
 
De acordo com o estudante de 17 anos, Emerson Alves Ferreira, que escolheu pesquisar sobre Almoxarifados para o Trabalho de Conclusão de Curso, a visita superou todas as expectativas.“Além da experiência de ter contato com a realidade do que vimos na teoria, fiquei entusiasmado ao saber que existe uma empresa que valoriza tanto as pessoas como a Norcon. Isso é muito empolgante para quem está entrando no mercado de trabalho”, conta Emerson.
 
Também esteve presente no evento o engenheiro Roberto Barros, que esclareceu todas as dúvidas dos alunos a respeito da sua área, Segurança do Trabalho. Através de imagens, Roberto trouxe um pouco da realidade das obras para os estudantes, enfatizando que não só os diálogos semanais - o Bom Dia -, como também as campanhas realizadas e outras atividades dinâmicas são de fundamental importância para a conscientização dos colaboradores no que diz respeito à educação, conscientização e fortalecimento das atividades de segurança nas obras.

“É a primeira vez que participo de uma visita como essa. Gostei de tudo, principalmente das excelentes explicações dadas pelo engenheiro Roberto, que com certeza ajudarão muito no trabalho do meu grupo sobre Segurança no Trabalho”, afirmou o Jovem Aprendiz, Lucas da Silva Mateus.
 
Ao final da visita os alunos ficaram à vontade para conversar com os representantes da empresa e levaram como forma de agradecimento pela visita, um portfólio com os principais valores e projetos desenvolvidos pela Construtora.
 

                                                                                     Aracaju,28 de Julho de 2010

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: