Norcon dá continuidade ao treinamento para cipeiros

Clique para ampliar Os novos cipeiros junto aos palestrantes, Nilmara Santana e Gilberto Cícero, ambos técnicos de Segurança do Trabalho

De 13 a 17 de setembro a Norcon promoveu mais um treinamento para cipeiros. Desta vez, os novos integrantes da CIPA são colaboradores dos empreendimentos Mar da Aruana e Mar da Aruana II. Dentre os temas abordados, pode-se destacar: os benefícios de ser investir na segurança do trabalho, o uso dos dispositivos de segurança na obra (EPI), a organização e limpeza dos canteiros, os princípios gerais de higiene humana, legislação trabalhista, primeiros socorros e combate a incêndio.

Durante as aulas, foi utilizada uma metodologia dinâmica a partir do uso de slides, vídeos, apostilas e realização de debates, o que promoveu um ambiente descontraído e produtivo. Também foi foco de discussão, o uso do celular no canteiro de obras, principalmente quando se está trabalhando em altura, e o consumo do cigarro e bebida alcoólica de uma forma geral.

“A cada treinamento buscamos trazer algo diferente para os novos cipeiros, pois eles serão a partir de hoje, os olhos dos técnicos de Segurança nas obras”, declara Nilmara Santana, técnica em Segurança do Trabalho Canto Belo.

Além dos técnicos de Segurança do Trabalho, Nilmara Santana e Gilberto Cícero, o treinamento contou com a participação dos palestrantes Juliano Gonçalves, técnico de Segurança do Trabalho da Petrobrás, Flávia Souza, técnica de Enfermagem do Trabalho, Izadora Santana, tecnóloga em Saneamento Ambiental e Gilvan Correia, técnico da R. Pereira. “Já estagiei na Norcon e sei do seu compromisso com as questões de segurança do trabalho, participar de um treinamento como esse é ajudar na conscientização desses colaboradores, através de uma visão cautelosa, que foca na qualidade de vida”, afirma Juliano Gonçalves.

Para os aprendizes, o treinamento é uma forma de adquirir conhecimento de maneira agradável e satisfatória uma vez que, através destes, a Norcon busca mostrar a importância de ser um cipeiro, uma grande responsabilidade que significa liderança no desenvolvimento da carreira profissional na área da construção civil.  “Com esta qualificação, adquirimos mais conhecimento sobre a área que atuamos e a partir de então, passamos a ter mais responsabilidades”, diz Leandro Oliveira, técnico de Edificações do empreendimento Mar da Aruana II.

”Para quem já trabalhou do outro lado, como organizadora do evento, posso garantir que tanto para quem ensina, quanto para quem aprende, é uma sensação incrível, afinal somos reconhecidos pelo desempenho. O curso amplia nossa visão de mundo, nos conscientiza sobre o papel que assumimos no local de trabalho”, conclui Manuela Souza, analista de Obra do empreendimento Mar da Aruana.

Aracaju, 27 de Setembro de 2010

1 Comentário(s)