Curso da CIPA apresenta novidades
O primeiro curso do ano trouxe manuais reformulados e nova disciplina para os cipeiros

Clique para ampliar Izadora Santana, tecnóloga em Saneamento Ambiental, é responsável pela nova disciplina do curso

Os profissionais da Norcon, atentos ao que diz respeito à prevenção de acidentes, promoveram na última semana o 1º Curso da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de 2011. O treinamento foi realizado no período de 24 a 28 de janeiro, no Centro de Treinamento, localizado no departamento de Logística. Desta vez, os 16 novos cipeiros são colaboradores das obras Inovatto Atalaia e Dr. Carlos Melo.

Durante os cinco dias, as técnicas de Enfermagem do Trabalho, Flávia Aparecida Souza e Jaqueline Santos Lima, e os técnicos de Segurança do Trabalho, Jadeilson Soares Santos, Katiusse Souza Campos e Gilberto Cícero ministraram aulas sobre diversos assuntos, dentre eles: Noções Básicas de Primeiros Socorros, Saúde em Geral, Prevenção à AIDS, Combate a Princípio de Incêndio e Causas de Acidentes de Trabalho. Apresentaram também, programas desenvolvidos pela Construtora no decorrer dos anos, como o Programa 5S, de Conservação Auditiva e o de Gerenciamento de Resíduos.

“Durante as palestras mostramos que a prevenção de acidentes só será eficaz com o comprometimento de todos. Nosso maior objetivo é o alinhamento entre produção e segurança, pois assim todos saírão ganhando,diz Katiusse Campos, técnica de Segurança do Trabalho da Logística.

A grande novidade do treinamento é a reformulação do manual didático, o qual foi inserido a disciplina de Meio Ambiente, através do PGRCC – Programa de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil, ministrada pela tecnóloga em Saneamento Ambiental, Izadora Santana.

Para Izadora a iniciativa de incluir o setor de Meio Ambiente no curso da CIPA é uma maneira de conscientizar e motivar os colaboradores a serem multiplicadores das ações ambientais. “No curso desenvolvemos o tema  ‘A Construção Civil e o Meio Ambiente’, onde ao apresentar os possíveis problemas ambientais do planeta relacionados à construção civil, proporcionamos de maneira atrativa a participação, questionamentos e comentários dos cipeiros. Sem dúvida, é bastante proveitoso”, afirma a tecnóloga.

As aulas deram continuidade às dinâmicas aplicadas em cursos anteriores, com o uso de vídeos, fotos, atividades em grupo e bate papo, o que facilitou o aprendizado dos novos cipeiros. “As imagens que os palestrantes mostraram tornaram a aula mais simples. Estou ciente do meu papel de cipeira, farei o melhor que puder”, declara Euzice Cardoso dos Santos, servente do Inovatto Atalaia, há 11 anos na Norcon.

“Assim como Euzice, também fico feliz por poder participar do curso. É a primeira vez que participo, antes imaginava algo mais complicado, hoje sei que ter responsabilidade e segurança é mais simples do que imaginamos”,diz Maria do Carmo Souza, servente do Inovatto Atalaia, há 12 na Norcon.

Jadeilson Soares, técnico de Segurança do Trabalho, aposta nas dinâmicas em grupo e garante que é a melhor forma de prender a atenção dos alunos, pois agora além de trabalhar, eles estudam. “Todos que aqui estão, sabem que têm méritos. As novidades que apresentamos irão melhorar o treinamento. Esses novos integrantes da CIPA além de aprender todas as atribuições e responsabilidade pertinentes a um cipeiro, colherão frutos para sua vida pessoal”, conclui Jadeilson.

Aracaju,02 de Fevereiro de 2011