Passe o mouse sobre o dia em destaque e confira nossa agenda.

Corporativo

Assistência Técnica realiza I Workshop de Segurança do Trabalho

Clique para ampliar Emanuel Dantas, coordenador da Assistência Técnica, entre os representantes de cada equipe – o foco da brincadeira foi ver se cada colaborador utilizou os equipamentos corretos para a função destacada

Conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança do trabalho, promovendo o aprendizado e a integração através de uma programação diferenciada – foi partindo deste ideal que o setor da Assistência Técnica promoveu o I Workshop de Segurança do Trabalho, realizado no último sábado, 26, no Centro de Treinamento, localizado no departamento de Logística. Durante toda a tarde, os colaboradores foram treinados quanto as questões de segurança e situações de risco, através de vídeos, brincadeiras e dinâmicas, tornando um ambiente descontraído e propício para o fácil aprendizado.

Inicialmente todos participaram de uma ginástica laboral, para só então assistirem ao vídeo sobre segurança. Logo após a exibição do vídeo, foram formadas duas equipes – a equipe “Prevenção” e “Saber Viver” e um quiz de perguntas e respostas sobre o tema segurança foi lançado para as equipes. Após o quiz, um membro de cada equipe devia usar todos os EPI’s – equipamentos de proteção individuais, pertinentes a determinada tarefa – para isso, uma mesa com diversos EPI’s esteve à disposição dos participantes. Ao final, foi explicado se cada um usou os EPI’S necessários e se eram adequados para a função determinada.

Uma série de brincadeiras foram realizadas, todas no intuito de detectar o nível de conhecimento e absorção do tema por parte de cada colaborador, que se mostraram bastante experientes e atentos com as questões relativas à segurança. Para acalorar a disputa entre as equipes, toda tarefa foi pontuada e os participantes vencedores de cada prova receberam brindes. No final, cada equipe apresentou um mini-teatro com uma situação de trabalho envolvendo segurança.

Para Emanuel Dantas, coordenador da Assistência Técnica e idealizador deste primeiro workshop, o objetivo foi atingido com sucesso. “Sempre tive a idéia de promover um treinamento diferenciado, que fugisse dos treinamentos convencionais, geralmente restritos a uma sala de treinamento, onde poucos falam e todos ouvem. Sempre pensei em algo que envolvesse brincadeiras e integração entre os colaboradores, tudo sem perder o foco no trabalho. Nesse workshop conseguimos trazer uma programação diferenciada, onde todos participaram e com certeza absorveram todo conteúdo e frisaram a importância do tema para o dia a dia de cada um”, declara Emanuel.

Participaram também da realização do workshop a Assistente Administrativo, Evanira da Cruz, a engenheira Marysa Mendonça, ambas da Assistência Técnica, e a técnica de Segurança do Trabalho da Logística, Katiusse Campos. “Toda a programação do workshop foi pensada e planejada para que tudo ocorresse em um clima descontraído e de brincadeira, mas com o intuito sério. Com certeza o aprendizado se torna mais produtivo quando há a participação de todos”, declara Katiusse.

“O evento foi dinâmico, promoveu o aprendizado e o envolvimento entre os colegas. Foi tudo tão proveitoso que o tempo passou sem nem a gente perceber”, relata o eletricista Itamar Bispo. O servente Gilson de Jesus, compartilha a mesma opinião do colega e acrescenta: “todos os treinamentos que temos são importantes, mas esse foi um dos melhores”.

O workshop foi encerrado com um coffee break e a divulgação dos pontos de cada equipe e a grande vencedora. Ao final, ambas as equipes sairam vencedoras. “Quando o assunto é segurança quem ganha são todos”, finalizou Emanuel.


 
Aracaju, 29 de Março de 2011

Comentário(s)
Nenhum comentário no momento.
Enviar
Leia Mais: