Norcon investe na educação dos colaboradores
Programas com foco em formação educacional estão sendo amplamente divulgados nas obras e já contam com muitos interessados

Clique para ampliar Os colaboradores abraçam todas as oportunidades oferecidas pela empresa

Investir na educação do colaborador é um dos grandes diferenciais de se trabalhar na Norcon, que em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, realiza programas de caráter social com foco na formação educacional dos seus colaboradores e familiares.

O primeiro programa no tocante à educação foi o “Crescendo e Aprendendo”, criado em 1997, a partir do projeto do SESI de Educação de Jovens e Adultos - EJA, que é o responsável pela diminuição do analfabetismo nos canteiros de obra da empresa, bem como, prepara os colaboradores para diversos desafios, a exemplo, do ensino profissionalizante.

O programa tem o intuito de fornecer um acompanhamento escolar, que abrange desde a alfabetização até o ensino médio para os trabalhadores. O curso, com duração de 1 ano e meio a 2 anos, tem inscrições gratuitas. Nesta política de incentivo, a Norcon fornece a passagem de ônibus e o SESI todo o material didático e alimentação para os alunos.

A divulgação acontece através de visitas aos canteiros de obra, como a sensibilização realizada do dia 18 a 26 do último mês, nas obras da Construtora. As vagas que estão abertas atualmente são para colaboradores que já concluíram a 4ª série do ensino fundamental.

Na ocasião, representantes do SESI e da Norcon explicaram aos profissionais como funciona o projeto. “O Crescendo e Aprendendo é um dos programas que nos dá muito orgulho e brilha os nossos olhos, uma vez que os trabalhadores reconhecem a importância do programa e abraçam a oportunidade. O setor de Desenvolvimento de Gente acompanha a frequência dos alunos, que deve ser superior a 75%, além das notas das avaliações, que devem ser superiores a 5,0. Em uma ação nobre como esta, investimos no cidadão que muitas vezes devido às dificuldades do passado, deixam os estudos de lado e passam a se dedicar somente ao trabalho”, afirma Viviane Torres, analista de Desenvolvimento de Gente.

São mais de 100 trabalhadores inscritos nas turmas do primeiro semestre deste ano e após a sensibilização promovida no final de abril, a procura pelas turmas do segundo semestre já superaram as expectativas, ultrapassando o número de mais de 130 inscritos.

O curso está dividido em 3 módulos e oferece as disciplinas de português, matemática, artes, educação física, para todas as séries. Ética, inglês, história e filosofia são inseridas na grade do Ensino Fundamental. E física, biologia, geografia, sociologia e ciência, somada as matérias básicas, completam a grade do Ensino Médio.

“O trabalhador industrial é o foco do nosso trabalho, através de projetos educacionais e com o apoio de empresas comprometidas como a Norcon, alcançamos nosso objetivo de capacitar o profissional e consequentemente investir no crescimento da empresa”, declara a coordenadora do EJA, Maria Rivanda de Souza Santana.

JOVEM APRENDIZ

Outro projeto de responsabilidade social de grade importância para a Norcon, é o ‘Jovem Aprendiz’, que há mais de 3 anos em parceria com o SENAI, promove a inserção de jovens, filhos ou parentes de colaboradores da empresa, no mercado de trabalho. Através dos cursos, os beneficiados ganham além do aprendizado, pois este tipo de formação estimula uma nova fonte de renda para as famílias. No curso, os jovens aprendem a partir de uma metodologia dinâmica, que envolve teoria e prática, com visitas às obras e ao Escritório Central e estágio prático na empresa equivalente a 200h . Nesta nova turma, o Jovem Aprendiz realizará, em paralelo, a parte teórica no SENAI (3 dias na semana) e a parte prática na Norcon  (2 dias na semana). Esta é mais uma conquista para a empresa e para melhoria do aprendizado do aluno.

Lucas de Souza Campos, irmão da colaboradora Katiusse Campos, Técnica em Segurança do Trabalho, é um dos jovens que abraçou a oportunidade e se dedica mais a cada dia. “Com o Jovem Aprendiz tive a oportunidade de estudar e garantir uma renda a mais para minha família. Com dedicação, logo estarei preparado para encarar o mercado de trabalho”, declara o estudante.

Durante esta semana (de 02 a 07/05), o programa está captando candidatos para o curso de Auxiliar de Manutenção Predial, pelo SENAI. Para a inscrição são exigidos os seguintes critérios: ser filho ou parente de algum colaborador da Norcon, estar cursando o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, ou ter concluído o Ensino Médio, além de ter idade entre 18 a 21 anos.

Aracaju, 02 de maio de 2011

Colagens3.jpg - Faça o download